«Em 1942 traçou o Instituto um plano de trabalhos a empreender em anos futuros, por forma a fornecer alguns novos elementos de carácter económico ou a aperfeiçoar parte dos já existentes. Como, porém, o significado de todos esses elementos depende em grande parte da escolha do método seguido e da solução dada às dificuldades que no decurso do trabalho vão surgindo, decidiu-se publicar esses estudos preliminares antes de iniciar a apresentação das séries. Nestas condições se encontram os nºs 6 e 9 desta série Estudos, bem como o que constitui o presente folheto, enquadrado também no plano primitivo.
Os elementos apurados abrangem um período de oito anos, o que retardou consideravelmente a publicação dos primeiros elementos, que poderia ter tido lugar há muito se não fora a preocupação de retrotrair até 1938.
Não devia, porém, perder-se de vista que, afora o movimento brusco geralmente provocado por uma crise, a evolução da curva da taxa de juro dos empréstimos hipotecários é muito lenta e sujeita a constantes oscilações ocasionais.»
Série Estudos
Instituto Nacional de Estatística - Taxa de juro dos empréstimos hipotecários. Lisboa : Imprensa Nacional, 1946 (Série Estudos ; 11). Disponível na www: <url:https://www.ine.pt/xurl/pub/264856092>