Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
      
 

Capa da publicação

Papel Papel
Revista de Estudos Demográficos - (Número 46)
Ano de Edição: 2009


Resumo

O número 46 da RED inicia-se com uma análise exploratória, para um conjunto de países desenvolvidos, da relação entre a idade da mãe e do pai ao nascimento dos filhos, na morbilidade e mortalidade da criança, focando o correspondente efeito estatístico quer na mortalidade neonatal e fetal tardia, quer no risco de a criança sofrer de anomalias congénitas.


Segue-se um estudo comparativo dos 27 estados-membros da União Europeia, assente em alguns indicadores económico-sociais, que permitiu identificar com recurso a métodos de análise multivariada, dois agrupamentos de países, um com base no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o outro com base nas despesas em prestações sociais.


Aborda-se ainda o adiamento dos nascimentos ocorrido em Portugal no período entre 1980 e 2008, centrado na evolução dos indicadores de calendário segundo a ordem do nascimento, nomeadamente as idades médias e medianas das mães ao nascimento dos filhos. Finalmente, apresenta a situação demográfica do país, com base em informação actualizada, destacando as mudanças mais relevantes e os factores que as determinam, sendo este um artigo sistemático no segundo semestre de cada ano.



PDF RED_46.pdf (1892 Kb)
 


________________________
Como citar este documento:

Revista de Estudos Demográficos. Lisboa : INE, 2009 (Nº 46). Disponível na www: <url:https://www.ine.pt/xurl/pub/81528281>. ISSN 1645-5657