Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
Projectos do Plano de Resolução e Resiliência (PRR) no INE

No âmbito do desenvolvimento de novas infraestruturas ao serviço da transição digital, o INE tem em curso a execução de três novos projetos plurianuais, enquadrados no Plano de Resolução e Resiliência (PRR), a nível do investimento em serviços eletrónicos sustentáveis.

Infraestrutura de Informação Territorial

Criação de uma infraestrutura de informação do território do país, associada a informação alfanumérica, social e económica, visando integrar pelo menos 150 fontes de dados (bases de dados e atualizações).
Na atualidade, existe em Portugal um volume assinalável (e crescente) de informação dispersa – não integrada e harmonizada – em sistemas de informação isolados, de difícil relacionamento com os de outras entidades.
A infraestrutura a criar pelo INE permitirá dar respostas informacionais com detalhe e elevada qualidade, nos mais diversos domínios, contextos e necessidades, às escalas regional e nacional.
Infraestrutura de Dados para Investigação

Esta infraestrutura visa eliminar barreiras de acesso à informação para efeitos de investigação, devendo atingir o acesso a pelo menos 500 bases de dados.
A Infraestrutura de Dados permitirá efetuar estudos relacionados com os impactos das recentes crises, em diferentes dimensões. É essencial conhecer a realidade demográfica, social e económica e a sua interação com as áreas da saúde e sustentabilidade.
Indiretamente contribui para o desenvolvimento regional e local e bem-estar dos cidadãos, nomeadamente porque irá promover a existência de estudos nas áreas afetadas pelas recentes crises, no setor da saúde e do clima.
Capacitação em Ciência dos Dados (para o Sistema Estatístico Nacional e para a Administração Pública)

Ação que visa o reforço da capacitação digital do capital humano nas Entidades do Sistema Estatístico Nacional e outras da Administração Pública, com o objetivo de promover o uso de tecnologias avançadas nos serviços públicos para suporte à tomada de decisão, investigação e interoperabilidade digital de serviços e infraestruturas e programas de formação especializados na área de Data Science na administração pública.
A iniciativa pretende criar e desenvolver novas competências, oferecendo formação em áreas atuais como os novos algoritmos de machine learning, técnicas de recolha híbrida de dados baseadas em smart statistics, modelos sofisticados de não respostas, métodos mistos de recolha, novas abordagens baseadas em inteligência artificial, entre outros.
PRR - Portugal