Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
      
 

Novas Séries Longas para a Economia Portuguesa - 1947-2020
Contas Nacionais
Séries Longas para a Economia Portuguesa
Novas Séries Longas para a Economia Portuguesa - 1947-2020
20 de dezembro de 2021

Resumo

O Banco de Portugal e o Instituto Nacional de Estatística divulgam hoje as novas Séries Longas para a Economia Portuguesa para o período 1947-2020. Com este trabalho, passam a estar disponíveis dados anuais de um conjunto de séries macroeconómicas desde o final da década de 40 e princípio da década de 50 do século XX até ao presente, compatíveis com as atuais séries em produção. Os domínios estatísticos abrangidos são: População e Emprego; Investimento e stock de capital; Produção, despesa e rendimento; Estatísticas de preços no consumidor; Estatísticas monetárias e financeiras; Contas das administrações públicas; e Estatísticas externas.

Nos anos mais recentes verificaram-se alterações relevantes em muitas das estatísticas abrangidas, nomeadamente com a introdução do Sistema Europeu de Contas de 2010 (SEC2010) e da 6ª Edição do Manual da Balança de Pagamentos (BPM6) em 2014, a mudança de base das Contas Nacionais para 2016 (implementada em setembro de 2019) e os ajustamentos no perímetro dos setores institucionais. Era, assim, imperioso revisitar as séries estatísticas para anos mais recuados de forma a garantir para um período alargado um conjunto de informação abrangente e consistente para a economia portuguesa.

As novas séries longas ficam a partir de hoje disponíveis num conjunto de ficheiros de dados. É também publicado o relatório metodológico que descreve as hipóteses assumidas e os procedimentos de estimação e retropolação adotados.

Consulte a Publicação "Séries Longas para a Economia Portuguesa"


Destaque
Download do documento PDF (466 Kb)
Quadros
Excel Excel (1451 Kb)
ZIP CSV (407 Kb)