Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
      
 

Indicadores de confiança dos consumidores e de clima económico diminuem
Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores
Indicadores de confiança dos consumidores e de clima económico diminuem - Novembro de 2020
27 de novembro de 2020

Resumo

Em novembro, o indicador de confiança dos Consumidores  diminuiu, após ter permanecido num patamar relativamente estável nos últimos cinco meses, que se seguiu à recuperação parcial observada em maio e junho da maior diminuição da série registada em abril.
O indicador de clima económico diminuiu em novembro, interrompendo o perfil de recuperação observado nos seis meses anteriores, após ter atingido em abril o valor mínimo da série. Em novembro, os indicadores de confiança diminuíram em todos os setores, Construção e Obras Públicas, Comércio, Serviços e Indústria Transformadora, verificando-se a redução com maior magnitude no primeiro caso.

Apesar das circunstâncias determinadas pela pandemia COVID-19, o INE apela à melhor colaboração das empresas, das famílias e das entidades públicas na resposta às suas solicitações. A qualidade das estatísticas oficiais, particularmente a sua capacidade para identificar os impactos da pandemia COVID-19, depende crucialmente dessa colaboração que o INE antecipadamente agradece.


Destaque
Download do documento PDF (583 Kb)
Quadros
Excel Excel (6156 Kb)
CSV CSV (2024 Kb)