Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
      
 

Atividade económica acelerou até setembro. Indicador de clima económico, já disponível para outubro, diminuiu ligeiramente
Síntese Económica de Conjuntura
Atividade económica acelerou até setembro. Indicador de clima económico, já disponível para outubro, diminuiu ligeiramente - Outubro de 2016
18 de novembro de 2016

Resumo

Na Área Euro (AE), a variação homóloga do PIB, em termos reais, estabilizou em 1,6% no 3º trimestre de 2016 (1,7% no 1º trimestre). Em outubro, o indicador de confiança dos consumidores estabilizou e o indicador de sentimento económico aumentou de forma ténue na AE. No último mês, os preços das matérias-primas e do petróleo apresentaram variações em cadeia de 0,8% e 8,1%, respetivamente (-0,6% e 1,6% em setembro).
Em Portugal, de acordo com a estimativa rápida, o PIB registou uma variação homóloga em volume de 1,6% no 3º trimestre de 2016, após uma variação de 0,9% nos dois trimestres anteriores, enquanto a variação em cadeia foi 0,8% (0,3% no trimestre precedente). O indicador de atividade económica, disponível até setembro, e o de clima económico, disponível até outubro, diminuíram. O indicador quantitativo do consumo privado desacelerou em setembro, após ter acelerado em agosto, refletindo o crescimento menos expressivo das duas componentes, consumo duradouro e corrente. O indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) estabilizou em setembro, verificando-se um contributo mais elevado da componente de material de transporte, um menor contributo da componente de máquinas e equipamentos e um contributo mais negativo da componente de construção. Em termos nominais, as exportações e importações de bens apresentaram variações homólogas de 1,8% e 0,8% em setembro, respetivamente (-1,1% e -0,1% em agosto). O índice de volume de negócios da indústria voltou a registar uma variação nominal menos negativa em setembro, verificando-se uma aceleração do índice de produção industrial e uma diminuição homóloga menos intensa do respetivo índice de preços. O índice de volume de negócios dos serviços acelerou em setembro enquanto o índice de produção da construção e obras públicas registou uma redução menos acentuada.
No 3º trimestre de 2016, a taxa de desemprego situou-se em 10,5%, o que compara com 10,8% no trimestre anterior e 11,9% em igual trimestre do ano anterior. O emprego aumentou 1,9% em termos homólogos (0,5% no 2º trimestre de 2016) e a população ativa aumentou 0,3% (tendo diminuído 0,8% no trimestre precedente).
O Índice de Preços no Consumidor (IPC) apresentou uma variação homóloga de 0,9% em outubro (0,6% em setembro), observando-se uma taxa de variação de 0,1% na componente de bens (taxa idêntica à observada em setembro) e de 1,9% na de serviços (1,4% no mês anterior).


Destaque
Download do documento PDF (816 Kb)