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FI
n.º 52
“Não se pode criar experiência, é preciso passar por ela”…
…E este PA, criado em 2004, bem pode
confirmar o alcance daquela declaração de
Albert Camus, porque o caminho percorrido
até agora tem revelado os frutos de um
trabalho persistente e evolutivo, no sentido
da satisfação de necessidades crescentes de
informação estatística por parte dos seus
utilizadores, fidelizando-os, e estreitando
com a comunidade académica do IPP os
seus vasos comunicantes.
A responsável pelo PA do IPP, Carla Moura Serra, aponta agora como meta, em paralelo com o
reforço das suas iniciativas junto de utilizadores do Instituto, as ações de divulgação e de
formação ao exterior, isto é, à população local do distrito de Portalegre. Um objetivo, de resto,
alinhado com a mensagem de apresentação do IPP proclamando, no seu sítio oficial, que este
“tem como uma das suas grandes preocupações o desenvolvimento regional, detendo uma forte
relação com a comunidade envolvente.”
Carla Moura Serra
A equipa que apoia as atividades da Biblioteca da ESTG-IPP
Em entrevista à FI, Carla Moura Serra (CMS) resume o caminho já
percorrido com os olhos postos no futuro!
FI:
Sabemos que uma das vossas apostas para dinamizar e alargar a
utilização de informação estatística oficial incidiu sobre a formação de
utilizadores do PA. Desde que abordámos na FI este mesmo PA, em
2011, focando também este assunto, quantas formações foram
realizadas?
Existirá alguém tão esperto
que aprenda pela
experiência dos outros?
Voltaire
»
(cont.)
Crescente
interesse nas
formações
promovidas pelo
PA com o apoio
do INE
CMS:
O IPP organiza junto das suas quatro unidades orgânicas uma
formação anual, sendo que nos últimos anos existiu a necessidade de
realizar mais formações, devido ao número acrescido de pedidos dos
nossos professores, investigadores, técnicos de Biblioteca e alunos da
ESTG e ESE. Portanto, já foram realizadas seis acções de formação
desde o ano 2011.
No futuro, é nosso objetivo alargar estas acções de formação ao exterior e dinamizar não só o
acesso à informação mas, principalmente, agilizar as competências de pesquisa no sentido de
tornar o utilizador apto a identificar e a obter a informação desejada com maior conveniência e
celeridade.