«Com a presente publicação, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga os primeiros resultados e a base metodológica de um novo indicador, o Índice de Custo do Trabalho (ICT).
Na sequência da participação nos trabalhos de harmonização metodológica deste indicador, a nível da União Europeia, Portugal é do primeiros países a avançar no respectivo desenvolvimento.
O ICT reveste-se de grande importância como instrumento de análise da evolução da procura e da oferta de mão de obra e dos custos de produção por sector económico; constitui igualmente para um melhor entendimento do comportamento dos preços dos produtos e serviços gerados. Este indicador constitui uma medida compreensível das alterações do preço de um unidade standardizada de trabalho (hora efectivamente trabalhada) devido ao facto de se manter fixa, ao longo do tempo, a estrutura física (quantitativa e qualitatica) obtida no período base, recolhendo-se apenas as variações devidas ao preço.»
Série Estudos
Instituto nacional de Estatística - Índice de custo do trabalho. Metodologia e 1º resultados : 1995 a 1º trimestre 1999. Lisboa : INE, 1999. (Série Estudos, ISSN 0373-3162 ; 82). Disponível na www: <url:https://www.ine.pt/xurl/pub/458079985>. ISBN 972-673-354-5