Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística






Este espaço é dedicado à apresentação de estatísticas em desenvolvimento.
Estas estatísticas distinguem-se por duas características: (i) inserem-se em projetos de novos produtos estatísticos que ainda não foram inteiramente completados e, contudo, (ii) expressam já informação que se pode revelar útil para a análise económica e social.
A possibilidade crescente de acesso pelo INE a fontes administrativas, nomeadamente com o programa Simplex+, como é o caso da informação das Declarações Mensais de Remunerações à Segurança social por empresa, e a fontes não convencionais, designadamente obtidas junto de entidades privadas, colocam novos desafios à missão de serviço público do INE. Em particular, é importante fazer refletir a informação destas fontes em novas e pertinentes estatísticas para a vida dos cidadãos e das empresas e para os decisores de políticas públicas.
Assim, antes de adquirirem o seu formato final, serão apresentados neste espaço novos produtos estatísticos, visando tirar partido destas fontes e, em geral, recorrendo a técnicas de tratamento estatístico de grande volume de dados, recentemente desenvolvidas.
Adicionalmente, serão também testadas novas formas de apresentação de informação e resultados derivados de estatísticas já atualmente publicadas, explorando novas ferramentas analíticas.
O INE agradece, desde já, todas as sugestões e críticas que possam contribuir para melhorar as estatísticas em desenvolvimento; contacte-nos pelo email: info@ine.pt.

Censos com dados Administrativos
Na comemoração do Dia Europeu da Estatística (20 de outubro), o INE divulga o progresso da linha de investigação Censos com base em dados administrativos, após os Censos 2021. Este projeto insere-se no quadro de desenvolvimento da Infraestrutura Nacional de Dados que dá corpo à estratégia do INE de integração e criação de valor para a sociedade a partir de diferentes fontes de dados. Central ao projeto é a constituição da Base de População Residente que cobre um conjunto de características – geográficas, demográficas e socioeconómicas – da população residente em Portugal e que resulta da integração de informação administrativa proveniente de diversas fontes da administração pública.

Estatísticas do Rendimento ao nível local – indicadores de rendimento declarado no IRS
O INE inicia a divulgação das “Estatísticas do Rendimento ao nível local” com base em dados fiscais anonimizados da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) relativos à Nota de liquidação do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS – Modelo 3), obtidos no âmbito de um protocolo celebrado entre a AT e o INE.
Em 2017, o valor mediano do rendimento bruto declarado, deduzido do IRS liquidado por sujeito passivo, foi de 8 687 € em Portugal. Em 64 municípios, os valores medianos do rendimento bruto declarado, deduzido do IRS liquidado por sujeito passivo, foram superiores à referência nacional. O coeficiente de Gini, indicador habitualmente utilizado para sintetizar o grau de desigualdade de uma distribuição de rendimentos, apresentou valores superiores à referência nacional em 34 municípios.

Remuneração bruta mensal média por trabalhador – cálculos do INE com base na informação da segurança social
Com base na informação da Declaração Mensal de Remunerações transmitidas pelas empresas à Segurança Social, o INE inicia a divulgação trimestral de estatísticas sobre remunerações. Esta informação respeita a cerca de 396 mil empresas e a aproximadamente 3,6 milhões de trabalhadores. Pretende-se posteriormente completar esta informação, incorporando dados relativos a outros sistemas de Proteção Social.