A CAE-Rev.3, harmonizada e integrada nas classificações de actividades económicas da União Europeia (NACE-Rev.2) e das Nações Unidas (CITA-Rev.4), estabelece o quadro comum de classificação das actividades económicas, a adoptar a nível nacional, a partir de 1 de Janeiro de 2008. Para além dos objectivos estatísticos, a CAE-Rev.3 tem outros âmbitos de aplicação, em particular, no registo de criação de empresas e entidades equiparadas, na elaboração de estudos, nas declarações fiscais e nos incentivos à actividade económica. As alterações em relação à anterior CAE são de grande extensão permitindo uma organização da informação estatística económica e social mais ajustada à actual realidade económica nacional.
O Índice Alfabético da CAE-Rev.3 relaciona os principais bens e serviços com o código de cada Subclasse da CAE-Rev.3 de forma a permitir, na medida do possível, a atribuição coordenada da CAE-Rev.3 às actividades económicas.
Este Índice constitui um documento de grande importância, quer para os utilizadores menos conhecedores da CAE-Rev.3, quer para os mais habilitados, pela facilidade de resposta de classificação e consequentes ganhos de tempo nas pesquisas e resultados alcançados em termos de uma aplicação coordenada da CAE-Rev.3.