Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
      
 

Portugal registou a segunda menor proporção de empresas com incidentes de segurança das TIC na União Europeia
Sociedade da Informação e do Conhecimento - Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Empresas
Segurança de Informação nas Empresas
Portugal registou a segunda menor proporção de empresas com incidentes de segurança das TIC na União Europeia - 2022
23 de maio de 2023

Resumo

Em 2022, 89,7% das empresas em Portugal, 91,8% no total da União Europeia (UE), utilizaram pelo menos uma medida para garantir a integridade, a disponibilidade e a confidencialidade dos seus dados e sistemas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), sendo a autenticação por palavra-passe segura a medida mais utilizada para garantir a segurança das TIC nas empresas (84,0%; 82,2% no total da UE).

54,4% das empresas declararam ter documentos sobre medidas, práticas ou procedimentos de segurança das TIC em 2022, sendo Portugal o 4.º país da UE com a percentagem mais elevada.

Em 2021, 11,5% das empresas sofreram incidentes de segurança das TIC que resultaram em diferentes tipos de consequências, como a indisponibilidade de serviços de TIC, a destruição ou corrupção de dados ou a divulgação de dados confidenciais. No total da UE, essa proporção foi 22,2%. Portugal destacou-se positivamente, tendo sido o 2.º país da UE a registar a menor proporção de empresas com incidentes de segurança (11,5%), logo após a Bulgária (11,0%).


Destaque
Download do documento PDF (895 Kb)
Quadros
Excel Excel (173 Kb)
ZIP CSV (4 Kb)