Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
O INE tem uma Política de Difusão claramente orientada para servir as/os clientes, atribuindo um elevado valor à satisfação das suas necessidades e expectativas. O acesso amplo e fácil à informação do INE é uma prioridade, assim como a melhoria contínua da qualidade do serviço prestado. A transparência que deve estar subjacente ao processo de produção e difusão das estatísticas oficiais tem também por base uma Política de Revisões.
Difusão de Informação
O INE disponibiliza diversos meios e serviços de acesso à informação:
- Internet
Neste Portal é possível:

- Bibliotecas do INE
Nas bibliotecas do INE - Porto, Coimbra, Lisboa, Évora e Faro - é possível consultar gratuitamente todas as publicações do Instituto (em papel e em CD-ROM), e de outros organismos (nacionais, estrangeiros e internacionais), assim como aceder a este Portal e aos sites de estatísticas oficiais de todo o mundo.
- Rede de Informação do INE em Bibliotecas do Ensino Superior
Esta Rede abrange todos os distritos do Continente e é constituída presentemente por 34 Pontos de Acesso à informação do INE instalados em Bibliotecas de Universidades e Institutos Politécnicos, sobretudo do ensino público, mas também do ensino privado. A sua criação decorre de parcerias estabelecidas entre o INE e aquelas Instituições.
Presidiu à criação desta Rede o propósito de facilitar e incrementar o acesso (que é gratuito) à informação estatística oficial e a sua utilização, designadamente por parte de docentes e estudantes das Instituições que a integram e de outros estabelecimentos de ensino geograficamente próximos. Porém, todos os Pontos de Acesso podem ser frequentados por qualquer utilizador/a.
Nos Pontos de Acesso é possível consultar este Portal e as publicações do INE em papel e/ou CD-ROM, bem como aceder a outros serviços prestados pelo Instituto, com o apoio local de técnicas/os que recebem regularmente formação para o efeito.
Em todos os Pontos de Acesso, é também possível contactar por telefone, gratuitamente, o serviço de apoio do INE para esclarecimentos adicionais.
No âmbito desta Rede, são também realizadas, nas Instituições aderentes, ações de formação para utilizadoras/es ministradas por técnicas/os locais e/ou do INE.
Venda de Informação
- Informação publicada
Pode ser adquirida nas instalações do INE, por encomenda neste Portal, fax (+ 351 218 426 364) ou carta.
- Informação “à medida”
O INE pode disponibilizar informação que não foi divulgada, pela sua especificidade ou por corresponder a um maior nível de desagregação. A prestação deste serviço “à medida” envolve um trabalho acrescido de pesquisa e/ou tratamento de informação cujo custo é suportado pela/o cliente. Para cada pedido de informação “à medida” é elaborado um orçamento; o apuramento da informação solicitada será iniciado depois de o orçamento ter sido aceite. Este custo é definido de acordo com o tarifário em vigor no INE.
O prazo de entrega depende da complexidade dos apuramentos solicitados.
A informação disponibilizada está condicionada pela aplicação do segredo estatístico e pela representatividade dos dados em causa.
Os pedidos de informação “à medida” podem igualmente ser efetuados neste Portal, por fax (+ 351 218 426 364) ou carta.
Informação Europeia
O Eurostat é o Serviço de Estatísticas da União Europeia. Todos os produtos e serviços disponíveis no site do Eurostat têm acesso gratuito.

Os produtos standard incluem “News Releases”, “Statistics in Focus” e as publicações tradicionais, como os “Pocketbooks” e os “Yearbooks”.
A base de dados, igualmente de acesso gratuito, inclui um vasto conjunto de indicadores organizados por tema, cujos dados podem ser extraídos de acordo com premissas definidas pelo/a utilizador/a (aceda neste link).
O site do Eurostat inclui ainda mais de mil quadros predefinidos, compilados a partir da base de dados e que incluem indicadores estruturais, de curto prazo, de longo prazo, e ainda os indicadores de desenvolvimento sustentado.
Quem desejar conhecer diariamente as atualizações da informação europeia poderá subscrever o serviço RSS que permite aceder aos dados nacionais dos vários países diretamente no site do Eurostat.
Os pedidos de informação ou de apoio à navegação no site devem ser submetidos através da opção “User´s support” disponível na homepage. Antes de efetuar o pedido, deverá escolher a língua da sua preferência.
Apoio a Clientes
Serviço orientado para responder a questões relacionadas com a consulta, obtenção e utilização da informação, bem como para assegurar o acompanhamento pós-venda.
Atendimento a jornalistas
O INE proporciona à Comunicação Social um atendimento direcionado para as necessidades específicas das/os jornalistas, dispensando-lhes esclarecimentos e apoio na consulta da informação disponibilizada, bem como a obtenção de informação estatística “à medida”, através do Serviço de Comunicação e Imagem ou para o E-mail sci@ine.pt
Atendimento a Investigadoras/es
A comunidade académica apresenta necessidades especiais no tocante à informação estatística, nomeadamente para o desenvolvimento de trabalhos de investigação e para a elaboração de teses de Mestrado e Doutoramento.
Neste contexto, o Instituto Nacional de Estatística estabeleceu um Protocolo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com o objetivo de facilitar o acesso de investigadoras/es à informação estatística de que necessitam para o exercício da sua atividade.
Para o efeito, a Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) do Ministério procede à credenciação prévia das/os interessadas/os, prestando-lhes, igualmente, todas as informações necessárias.
Mecanismos de auscultação a clientes
O INE dispõe de mecanismos de auscultação ao grau de satisfação das/os clientes relativamente ao serviço prestado, à identificação de necessidades e à recolha de sugestões:
  • Inquérito permanente online
  • Inquéritos permanentes nas Bibliotecas do INE;
  • Inquéritos ocasionais junto de vários segmentos de clientes (comunicação social, comunidade académica e empresarial, etc).