Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
Investigadoras/es
A comunidade académica apresenta necessidades especiais no tocante à informação estatística, nomeadamente para o desenvolvimento de trabalhos de investigação e para a elaboração de dissertações de Mestrado e teses de Doutoramento.
Neste contexto, o Instituto Nacional de Estatística estabeleceu um Protocolo com o Ministério da Educação e Ciência, com o objetivo de facilitar o acesso de investigadoras/es à informação estatística de que necessitam para o exercício da sua atividade.
Para o efeito, a Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (ex-Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais do Ministério) procede à credenciação prévia das/os interessadas/os, prestando-lhes, igualmente, todas as informações necessárias.

Para cada projeto de investigação científica deverá ser feito um pedido de credenciação à DGEEC, que tem obrigatoriamente de integrar os seguintes documentos:
    - Formulário de pedido de acreditação (PDF)
    - Declaração de compromisso (minuta) (PDF)
    - Aviso de privacidade e consentimento RGPD (PDF)
Antes de proceder ao pedido de credenciação, consulte as bases de dados acessíveis no âmbito deste protocolo.
A credenciação de investigadores só é feita para acesso a bases de dados disponíveis no âmbito deste projeto. O acesso gratuito a bases de microdados estatísticos para fins de investigação só é possível a investigadores credenciados, de acordo com o Protocolo estabelecido com o Instituto Nacional de Estatística (INE).