Neste contexto, o Instituto Nacional de Estatística estabeleceu um protocolo com a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) e a Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. (FCT), com o objetivo de facilitar o acesso de investigadoras/es à informação estatística de que necessitam para o exercício da sua atividade.
Para o efeito, a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência procede à credenciação prévia das/os interessadas/os, prestando-lhes, igualmente, todas as informações necessárias. Para cada projeto de investigação científica deverá ser feito um pedido de credenciação à DGEEC, que tem obrigatoriamente de integrar os seguintes documentos:
- Formulário de pedido de acreditação
- Declaração de compromisso (minuta)
- Aviso de privacidade e consentimento RGPD
Antes de proceder ao pedido de credenciação, consulte as bases de dados acessíveis no âmbito deste protocolo.A credenciação de investigadores só é feita para acesso a bases de dados disponíveis no âmbito deste projeto. O acesso gratuito a bases de microdados estatísticos para fins de investigação é possível a investigadores credenciados, de acordo com o Protocolo estabelecido com o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Algumas destas Bases de microdados só estão disponíveis para acesso em ambiente de safe center. O INE dispõe de 4 safe centers localizados no edifício sede, em Lisboa, nas suas Delegações Regionais de Coimbra e Porto, e um remote safe center na Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM). A utilização destes safe centers obedece a regras próprias. Os softwares standard instalados nos PC dos safe center são: SPSS, R e Stata. A utilização dos safe center está sujeita a marcação prévia.