Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
O INE tem uma Política de Difusão claramente orientada para servir os utilizadores, atribuindo um elevado valor à satisfação das suas necessidades e expectativas. O acesso amplo e fácil à informação do INE é uma prioridade, assim como a melhoria contínua da qualidade do serviço prestado. A transparência que deve estar subjacente ao processo de produção e difusão das estatísticas oficiais tem também por base uma Política de Revisões.
Difusão de Informação
O INE disponibiliza diversos meios e serviços de acesso à informação:
- Internet
Neste Portal, é possível:

  • Consultar e importar gratuitamente um conjunto muito vasto de informação;
  • Aceder a outros serviços, como a subscrição de conteúdos e o envio de pedidos de informação não disponível on line;
  • Consultar a  Biblioteca Digital de Estatísticas Oficiais, que permite o acesso a todas as publicações editadas pelo INE  e pelos organismos que o antecederam, desde 1864 até 2000; 
  • Consultar, no Catálogo Bibliográfico, a coleção de publicações de âmbito estatístico de instituições nacionais, estrangeiras e internacionais disponíveis para consulta nas Bibliotecas.
- Bibliotecas do INE
Nas bibliotecas do INE - Porto, Coimbra, Lisboa, Évora e Faro - é possível consultar gratuitamente todas as publicações do Instituto (em papel e em CD-ROM), e de outros organismos (nacionais, estrangeiros e internacionais), assim como aceder a este Portal e aos sites de estatísticas oficiais de todo o mundo.
- Rede de Informação do INE em Bibliotecas do Ensino Superior
Esta Rede abrange todos os distritos do Continente e também a Região Autónoma dos Açores, sendo constituída presentemente por 36 Pontos de Acesso à informação do INE instalados em Bibliotecas de Universidades e Institutos Politécnicos, sobretudo do ensino público, mas também do ensino privado. A sua criação decorre de parcerias estabelecidas entre o INE e aquelas Instituições.
Presidiu à criação desta Rede o propósito de facilitar e incrementar o acesso (que é gratuito) à informação estatística oficial e a sua utilização, designadamente por parte de docentes e estudantes das Instituições que a integram e de outros estabelecimentos de ensino geograficamente próximos. Porém, todos os Pontos de Acesso podem ser frequentados por qualquer utilizador/a.
Nos Pontos de Acesso é possível consultar este Portal e as publicações do INE em papel e/ou CD-ROM, bem como aceder a outros serviços prestados pelo Instituto, com o apoio local de técnicas/os que recebem regularmente formação para o efeito.
Em todos os Pontos de Acesso é também possível contactar por telefone, gratuitamente, o serviço de apoio do INE para esclarecimentos adicionais.
No âmbito desta Rede, são também realizadas, nas Instituições aderentes, ações de formação para utilizadoras/es ministradas por técnicas/os locais e/ou do INE.
- Rede de Bibliotecas Escolares
No âmbito de um protocolo estabelecido com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), “visando promover o conhecimento e a utilização de informação estatística do INE nas escolas”, o INE:
  • Disponibiliza anualmente à RBE mais de um milhar de exemplares do Anuário Estatístico de Portugal destinados a Bibliotecas que integram esta Rede;
  • Realiza regularmente, na sequência de pedidos recolhidos pela RBE, sessões de curta duração para docentes do ensino básico e secundário que são uma primeira abordagem às questões da literacia estatística, focadas na utilização do Portal do INE e do sítio do Projeto ALEA – Ação Local de Estatística Aplicada na internet.
Existe ainda um modelo de formação acreditada, com a designação “A informação estatística oficial em contexto de aprendizagem”, que foi posto à disposição dos Centros de Formação para Professores destes níveis de ensino que quiserem integrá-lo na sua oferta formativa.