Esta publicação caracteriza os municípios portugueses sob o ponto de vista do poder de compra, a partir de um conjunto de indicadores resultantes de um modelo de análise fatorial: o Indicador per Capita de poder de compra (IpC), a Percentagem de Poder de Compra (PPC), indicador derivado do IpC, e o Fator Dinamismo Relativo (FDR). A grande vantagem dos indicadores construídos no âmbito deste estudo decorre de constituírem informação à escala municipal, para a qual não existem, no sistema estatístico português, medidas quantificadas deste tipo de variáveis.
A publicação é acompanhada por uma aplicação (ver aplicaçãoEPCC2015) que permite calcular o valor de qualquer um dos três indicadores para outras divisões geográficas, como a versão anterior da NUTS e os distritos, bem como para qualquer outro agrupamento de municípios escolhido pelo utilizador, incluindo também facilidades de exportação dos dados para uma folha de cálculo.
Instituto Nacional de Estatística - Estudo sobre o Poder de Compra Concelhio : 2015. Lisboa : INE, 2017. Disponível na www: <url:https://www.ine.pt/xurl/pub/>. ISSN 0872-5977. ISBN 978-989-25-0411-7