Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
 
   

Capa da publicação

Papel Papel
Orçamentos Familiares - Inquérito às despesas das famílias - 2015 / 2016
Ano de Edição: 2017


Resumo

O Inquérito às Despesas das Famílias 2015/2016 (IDEF 2015/2016) foi realizado pelo Instituto Nacional de Estatística entre março de 2015 e março de 2016. Nesta publicação são apresentados os resultados estatísticos relativos à estrutura das despesas e distribuição dos rendimentos dos agregados familiares residentes em Portugal, e ainda sobre as condições de conforto dos mesmos agregados familiares. Corresponde à edição mais recente da série de inquéritos sobre os orçamentos familiares, iniciada na década de 60.


A informação estatística encontra-se organizada em cinco dimensões: a partição dos agregados familiares de acordo com diferentes características socioeconómicas; a despesa anual média por agregado familiar; o rendimento médio por agregado familiar; o rendimento por adulto equivalente, a pobreza e a desigualdade; e ainda alguns indicadores de conforto. A publicação integra ainda um capítulo sobre a metodologia de amostragem e estimação de resultados.


Adicionalmente aos quadros da publicação que apresentam os principais resultados do inquérito, disponibilizam-se dois ficheiros .XLS com os respetivos coeficientes de variação e a despesa anual média do agregado até ao 4º nível de desagregação da Classificação do Consumo Individual por Objetivo (COICOP).


Na infografia Orçamentos familiares apresenta-se uma ilustração de alguns dados estatísticos sobre a despesa anual média por agregado em 2010/2011 e 2015/2016.


Publicação
PDF PDF (1535 Kb)
Quadros
Excel XLSX (612 Kb)
Excel XLSX (314 Kb)
ZIP CSV (340 Kb)


________________________
Como citar este documento: