Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
      
 

Capa da publicação

Papel Papel
Aprendizagem ao longo da vida: inquérito à educação e formação de adultos - 2011
Ano de Edição: 2013


Resumo

Nesta publicação são apresentados os resultados da segunda edição do Inquérito à Educação e Formação de Adultos, realizada em 2011, e uma caracterização detalhada da população residente em Portugal no que respeita à participação em atividades de aprendizagem ao longo da vida.

A aprendizagem ao longo da vida constitui um objetivo europeu estratégico, inicialmente definido na Estratégia de Lisboa, e confirmado na Estratégia Europa 2020, a qual, no âmbito da Agenda para novas competências e empregos, requer mais informação, e mais harmonizada, na área da educação, formação e aprendizagem da população adulta. Neste contexto, foi desenvolvido o Inquérito à Educação e Formação de Adultos, inquérito comunitário, para que a União Europeia e os Estados-Membros passassem a dispor de um conjunto de dados harmonizados, dos pontos de vista concetual e metodológico, sobre a educação, formação e aprendizagem de adultos.

Tratando-se de um inquérito realizado em todos os Estados-Membros da União Europeia, procurou-se também posicionar o país no contexto europeu em matéria de educação, formação e aprendizagem.

Tratando-se da segunda edição deste inquérito, privilegiou-se, sempre que possível, uma perspetiva comparativa com os resultados da primeira edição, realizada em 2007.


Publicação
PDF IEFA2011.pdf (5710 Kb)
Quadros
Excel XLS (644 Kb)
ZIP CSV (54 Kb)


________________________
Como citar este documento:

Instituto Nacional de Estatística - Aprendizagem ao longo da vida. Inquérito à educação e formação de adultos : 2011. Lisboa : INE, 2013. Disponível na www: <url:https://www.ine.pt/xurl/pub/153406399>. ISSN 1647-1946. ISBN 978-989-25-0210-6