Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

A informação estatística é um bem essencial nas sociedades atuais, constituindo um instrumento indispensável para apoio aos mais relevantes processos de decisão, tanto na esfera pública como privada, e para a realização de análises e estudos de investigação.

A informação estatística interessa, assim, a entidades decisoras públicas e privadas, a agentes políticos, a agentes económicos, a analistas e à comunidade académica, proporcionando também, a todos, uma vivência mais consciente da sua cidadania.

Garantir estas dimensões, exige dos produtores de estatísticas oficiais o estabelecimento de um compromisso entre o rigor e a rapidez da informação divulgada.

Desse compromisso decorre, por vezes, a necessidade de proceder a revisões da informação.

Essa necessidade pode, também, decorrer da introdução de melhorias metodológicas ou da atualização de convenções estatísticas, frequentemente decididas no plano internacional.

A transparência que deve estar subjacente ao processo de produção e difusão das estatísticas oficiais exige, assim, uma clara explicitação da  Política de Revisões.

O documento sobre Política de Revisões, que se apresenta, explicita os Fatores determinantes de uma Revisão, os Tipos de revisões que podem ocorrer e as Dimensões que devem presidir à análise de uma revisão, bem como os Princípios Gerais e Operacionais da Política de Revisões do INE.

2008