Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
O género constitui um ponto central de acesso a informação estatística relevante tendo em conta a crescente importância das questões de género e da igualdade no processo de desenvolvimento sustentável, bem como a necessidade de acompanhar a implementação de um conjunto de programas e instrumentos estratégicos.


Esperanças de vida sem incapacidade física de longa duração - Portugal Continental, 1995-1996
Maria José Carrilho Maria de Jesus Graça   , Maria dos Anjos Campos , Carlos Matias Dias > Instituto Nacional de Estatística > INE, 2000, p. 1 - 23

Análise Quadros e tabelas Gráficos e Diagramas
Resumo
Nas últimas décadas tem-se assistido a um aumento significativo na esperança de vida da população portuguesa. Este prolongamento da duração da vida só constitui um progresso real da sociedade se o aumento do número de anos vividos não se acompanhar de uma degradação da qualidade de vida das pessoas. Torna-se pois fundamental avaliar através de indicadores a qualidade associada a esses anos de vida 'suplementares'. Aliás, a Organização Mundial de Saúde (OMS) sintetiza esta preocupação numa frase já famosa: "dar mais vida aos anos e não apenas mais anos à vida" (WHO, 1985).
Estudo
Download do documento PDF (106 Kb)