Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

 
   

O poder da estatística e a estatística do poder. Apontamentos sobre o contributo de António de Almeida Garrett para os estudos de população em Portugal
Rosalina Costa > Revista de Estudos Demográficos > INE, 2008, p. 81 - 94

Análise
Resumo

Este texto apresenta os resultados de uma incursão exploratória na obra de António de Almeida Garrett (1884-1961), em particular sobre o ensaio intitulado «Os Problemas da Natalidade», publicado em vinte artigos na Revista do Centro de Estudos Demográficos entre 1945 e 1955. Depois de contextualizar o autor no percurso da produção científica da demografia em Portugal, e de apresentar o conjunto de textos em análise, sintetizamos o contributo de António de Almeida Garrett, e deste ensaio em particular, para a história dos estudos de população e da demografia em Portugal, bem como para o estudo da própria Revista do Centro de Estudos Demográficos e das condições históricas da produção científica a que também a demografia, como qualquer outra ciência, está sujeita.

palavras-chave: António de Almeida Garrett; estudos de população; história da demografia; Revista do Centro de Estudos Demográficos; natalidade.


Estudo
Download do documento PDF (110 Kb)