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Metade das pessoas dos 16 aos 74 anos fizeram encomendas pela internet nos últimos 3 meses
Sociedade da Informação e do Conhecimento - Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Famílias
Metade das pessoas dos 16 aos 74 anos fizeram encomendas pela internet nos últimos 3 meses - 2024
21 de novembro de 2024

Resumo

Em 2024, 88,5% da população residente dos 16 aos 74 anos utilizou a internet nos 3 meses anteriores à entrevista (mais 2,7 p.p. do que no ano anterior). Praticamente todos os jovens dos 16 aos 24 anos e todas as pessoas que se encontram a estudar utilizam a internet, e a taxa de utilizadores é superior a 98% para as pessoas (16-74 anos) que concluíram o ensino secundário e superior.

Comunicar e aceder a informação continua a ser a principal atividade realizada pelos utilizadores da internet: 93,3% trocaram mensagens instantâneas (via WhatsApp, Messenger, etc.), 86,7% enviaram ou receberam e-mails, 87,9% pesquisaram informação sobre produtos ou serviços, 84,2% telefonaram ou fizeram chamadas de vídeo, 82,1% leram notícias e 79,6% participaram em redes sociais.

72,7% dos utilizadores de internet guardaram em casa pelo menos um equipamento informático que deixaram de usar, principalmente telemóveis ou smartphones (61,8%) e computadores portáteis ou tablets (43,1%); 22,3% venderam ou ofereceram pelo menos um equipamento a outras pessoas e 22,2% procederam ao descarte de pelo menos um equipamento para reciclagem de lixo eletrónico.

Mais de metade dos utilizadores de internet (53,7%) referem ter tido em conta aspetos relacionados com o impacto ambiental durante a compra de novos equipamentos informáticos. Contudo, o preço (86,7%) e as características do disco rígido ou do processador do equipamento (74,7%) são as características que mais influenciam a compra.

82,5% dos utilizadores de internet usam equipamentos ou sistemas cujo funcionamento está conectado com a internet (Internet das Coisas – IoT), mais 8,6 p.p. do que em 2022 e mais 12,0 p.p. do que em 2020. Os equipamentos de entretenimento mais utilizados são a televisão (72,2%) e as consolas de jogos (26,0%).

Em 2024, 48,9% das pessoas dos 16 aos 74 anos fizeram encomendas pela internet nos 3 meses anteriores à entrevista, mais 5,0 p.p. do que em 2023, voltando este indicador a verificar um aumento mais expressivo depois da desaceleração verificada em 2023 (mais 1,2 p.p.) e em 2022 (mais 2,3 p.p.).

90,6% dos agregados domésticos em Portugal têm acesso à internet em casa e 87,0% têm uma ligação por banda larga. As ligações que usam tecnologias fixas (84,6%) continuam a ser predominantes, comparativamente às tecnologias móveis (49,7%).

88,7% das famílias têm acesso a TV por subscrição e 23,7% têm acesso à Televisão Digital Terrestre (TDT) em casa. O acesso à televisão por subscrição é mais frequente entre as famílias com crianças (95,2%) e nas famílias com maiores recursos (93,9%), ao contrário da TDT, que predomina nas famílias sem crianças (25,4%) e nas famílias com menores recursos (31,3%).


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