Os resultados do Inquérito sobre Segurança no Espaço Público e Privado revelam que 20,1% das pessoas dos 18 aos 74 anos já foram vítimas de violência física ou sexual na idade adulta. As mulheres são mais afetadas pela violência em contexto de intimidade, enquanto os homens se destacam na violência por não parceiros/as.
Uma em cada dez mulheres com parceiro/a, atual e/ou anterior, sofreu violência física ou sexual (10,3%), em contexto de intimidade.
A prevalência de violência referida nas relações anteriores é mais do que três vezes a referida nas relações atuais: mais de um terço das mulheres (36,3%) e cerca de um quarto dos homens (24,8%) que tiveram parceiros/as anteriores sofreram algum tipo de violência nessas relações.
Fora do contexto de intimidade, a violência física é a que mais se destaca, particularmente nos homens (17,4%). A proporção de mulheres vítimas de violência sexual (3,9%) é, no entanto, o dobro da observada nos homens.
Mais do dobro das mulheres (12,3%), comparativamente aos homens, afirma ter sido vítima de assédio sexual em contexto de trabalho.
A prevalência da violência, dentro e fora do contexto de intimidade, bem como do assédio sexual no trabalho, é mais elevada para a população dos grupos etários mais jovens.