Em 2023, 96,9% das empresas e 48,9% das pessoas ao serviço têm acesso à Internet para fins profissionais, -0,1 p.p. e +0,8 p.p., respetivamente, que em 2022.
No mesmo ano, 62,4% das empresas indicam possuir um website próprio ou do grupo económico a que pertencem (-0,6 p.p. que em 2021), sendo que a maioria destas empresas disponibiliza a descrição dos bens ou serviços e/ou listas de preços (79,1%).
Em 2023, 61,1% das empresas utilizam meios digitais de comunicação (social media) e a quase totalidade destas empresas utiliza as redes sociais (99,1%).
As vendas através do comércio eletrónico representaram 19,0% do total do volume de negócios em 2022 (+1,8 p.p. que no ano anterior), atingindo os 68 mil milhões de euros (+36,3% face a 2021).
No ano 2023, em 28,2% das empresas o pessoal ao serviço executa análise de dados (data analytics) e em 14,3% a análise de dados é executada por empresa ou organização externa. No que respeita ao comércio de dados, em 2022, 1,1% das empresas vendeu (inclui o acesso a) alguns dos seus dados e 2,3% adquiriu (inclui o acesso a) alguns dados.
No mesmo ano, 37,5% das empresas compram serviços de computação em nuvem (cloud computing) (+4,1 p.p. face a 2021), destacando-se a compra do serviço de correio eletrónico e armazenamento de ficheiros (91,1% e 73,7%, respetivamente).
No mesmo ano, 7,9% das empresas utiliza tecnologias de Inteligência Artificial (IA), mais 0,7 p.p. que em 2021, sendo as mais utilizadas as que identificam objetos ou pessoas através de imagens e que automatizam diferentes fluxos de trabalho ou auxiliam na tomada de decisão.