Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
      
 

Empresas reveem em baixa as perspetivas de evolução das suas exportações
Perspetivas de Exportação de Bens
2ª Previsão
Empresas reveem em baixa as perspetivas de evolução das suas exportações - 2023
28 de julho de 2023

Resumo

As empresas exportadoras perspetivam um acréscimo nominal de 0,5% nas suas exportações de bens em 2023, revendo 0,6 pontos percentuais (p.p.) em baixa a 1ª previsão efetuada em dezembro de 2022. Esta revisão resulta da atualização das expectativas das empresas para as exportações Intra-UE (-0,5 p.p., para +1,2%) e Extra-UE (-0,9 p.p., para -1,2%). 

Por Grandes Categorias Económicas (CGCE), destacam-se, face à 1ª previsão, as perspetivas mais positivas das empresas para a evolução esperada das exportações de Máquinas, outros bens de capital (exceto o material de transporte) e seus acessórios (+9,3%, +1,1 p.p. face à previsão anterior) e de Fornecimentos industriais (+0,4%, +1,5 p.p.) e menos positivas no Material de transporte e acessórios (-2,3 p.p., para +3,9%).

O desempenho menos positivo do que o esperado nos mercados de destino das suas exportações é o principal motivo apresentado pelas empresas para esta revisão em baixa, com impacto em mais de metade das empresas respondentes (56,4%).


Destaque
Download do documento PDF (482 Kb)