O indicador de confiança dos Consumidores aumentou em dezembro, após ter diminuído nos quatro meses anteriores. O saldo das opiniões dos Consumidores sobre a evolução passada dos preços diminuiu em novembro e dezembro, após o aumento significativo registado em outubro ter suspendido o perfil descendente observado nos cinco meses anteriores.
O indicador de clima económico aumentou em novembro e dezembro, após ter diminuído em setembro e outubro. Os indicadores de confiança aumentaram no Comércio e nos Serviços, tendo diminuído na Indústria Transformadora e na Construção e Obras Públicas.
O saldo das expectativas dos empresários sobre a evolução futura dos preços de venda aumentou em dezembro em todos os setores, após ter diminuído nos últimos dois meses na Indústria Transformadora, no Comércio e na Construção e Obras Públicas.
Na página 9 do presente destaque é apresentada uma caixa com informação sobre um novo indicador mensal, designado por indicador de acumulação do fator trabalho (Labour Hoarding Indicator – LHI, na terminologia inglesa) que passou a integrar o programa de inquéritos qualitativos da responsabilidade da Comissão Europeia. Este indicador é calculado a partir dos microdados ao nível da empresa e pretende medir a acumulação do fator trabalho, podendo ser entendida como a parte do fator trabalho que não é totalmente utilizada por uma empresa durante o seu processo de produção num determinado momento, nomeadamente em períodos de redução da atividade económica.