Em 2020, Portugal, Espanha e a União Europeia no seu todo superaram os objetivos a que se tinham proposto no que respeita à contribuição das energias renováveis para o consumo final no seu território. Registe-se, porém, que a meta estabelecida por Portugal era bastante mais ambiciosa (PT: 31%; ES e UE: 20% em ambas).
As taxas de natalidade seguiram uma tendência de decréscimo em ambos os países ao longo de toda a década 2011-2020, com valores mais baixos em Portugal até 2016. Porém, em Espanha a taxa de natalidade decresceu muito mais rapidamente e passou a ser inferior à de Portugal a partir de 2018.
Em 2020, o nível de preços em Portugal só não foi superior ao de Espanha nos agregados (da contabilidade nacional) “Acessórios para o lar”, “Comunicações” e “Restaurantes e hotéis”, com uma diferença bastante maior no terceiro caso. Ambos os países tiveram preços de “Comunicações” bastante mais elevados do que a média registada na União Europeia.
No período 2017-2021, o salário mínimo mensal aumentou 19,4% m Portugal e 33,1% em Espanha. No Luxemburgo, que tem o salário mínimo mais elevado da UE, a variação foi de 4,4%, enquanto na Bulgária, o país com o salário mais baixo, se registou um aumento de 29,8%.
Estes e outros temas são abordados na publicação “Península Ibérica em Números - 2021”.
Consulte a Publicação