Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
      
 

Indicador de confiança dos Consumidores aumenta e indicador de clima económico diminui
Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores
Indicador de confiança dos Consumidores aumenta e indicador de clima económico diminui - Janeiro de 2022
28 de janeiro de 2022

Resumo

O indicador de confiança dos Consumidores aumentou em janeiro, após ter estabilizado em dezembro e diminuído nos dois meses precedentes, de forma significativa em novembro. 

O indicador de clima económico diminuiu em janeiro, tendo vindo a apresentar um comportamento irregular desde julho. Os indicadores de confiança diminuíram em janeiro na Indústria Transformadora e nos Serviços e aumentaram na Construção e Obras Públicas e no Comércio.

O saldo das perspetivas dos Consumidores sobre a evolução dos preços diminuiu em dezembro e janeiro, após os aumentos observados entre setembro e novembro, que resultaram no valor máximo dos últimos dez anos.

As expectativas dos empresários da Construção e Obras Públicas sobre a evolução futura dos preços de venda voltaram a registar o valor máximo da série, reforçando o acentuado movimento ascendente observado desde maio. O saldo das perspetivas de evolução futura dos preços de venda no Comércio aumentou em janeiro, atingindo o valor máximo da série iniciada em maio de 2003. O saldo das expectativas de evolução dos preços de prestação de Serviços aumentou em janeiro, contrariando a redução observada no mês precedente e retomando um nível próximo do máximo da série registado em novembro de 2005. A Indústria Transformadora foi o único setor de atividade em que as expectativas de preços de venda diminuíram em janeiro, depois de ter atingido em dezembro o valor máximo desde outubro de 1990.


Destaque
Download do documento PDF (396 Kb)
Quadros
Excel Excel (6620 Kb)
CSV CSV (330 Kb)