Os resultados preliminares do Inquérito ao Consumo de Energia no Sector Doméstico realizado em 2020 (ICESD 2020) permitiram uma atualização da informação e dos hábitos de consumo de energia nas habitações face à última edição do inquérito ocorrida em 2010.
O consumo total de energia no sector doméstico foi de 4 895 423 tep em 2020, sendo que o consumo de energia nos veículos utilizados no transporte individual dos residentes no alojamento representou 45,6% do total (50,6% em 2010). O consumo global de energia por alojamento foi de 1,146 tep, incluindo o consumo nos transportes (1,501 tep em 2010). A despesa global com energia por alojamento foi de 1 925€, incluindo a despesa com combustíveis dos transportes (1 843 € em 2010).
A Eletricidade continua a ser a principal fonte de energia consumida no alojamento (46,4%; 42,6% em 2010), seguida da Biomassa que representou 18,4% do total (24,2% em 2010). O consumo de Gás natural teve um peso de 12,4% (9,0% em 2010).
A utilização de energia na Cozinha continuou a ter o maior peso (34,8%; 39,1% em 2010) face aos outros tipos de utilização no alojamento.
Na última década, destacam-se as seguintes alterações nos hábitos de consumo de energia dos Portugueses:
• O consumo médio de energia por alojamento diminuiu, apesar de ter aumentado a despesa média global;
• Continua a aumentar a preponderância da eletricidade como principal fonte de energia consumida no alojamento, mas de forma menos intensa que nos períodos anteriores a 2010;
• A proporção do consumo de energia nos veículos no sector doméstico diminuiu face a 2010;
• O consumo de biomassa continuou a decrescer, mantendo-se como a segunda principal fonte de energia;
• O gás natural ganhou importância e foi, em 2020, a terceira principal fonte de energia no sector doméstico em termos de consumo, ultrapassando o GPL garrafa;
• O consumo de energia solar térmica quase triplicou, apesar de manter um peso reduzido no total;
• A utilização dos Sistemas Solares Térmicos aumentou no Aquecimento de águas;
• O gasóleo continuou a ser o principal combustível utilizado nos veículos, tendo-se reduzido o peso da gasolina.