Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
      
 

Recuperação da atividade económica prossegue
Síntese Económica de Conjuntura
Recuperação da atividade económica prossegue - Agosto de 2021
17 de setembro de 2021

Resumo

A informação quantitativa mais recente disponível para julho revela taxas de crescimento homólogo menos intensas que o verificado nos meses precedentes, mas a informação disponível para o mês de agosto sugere uma melhoria da atividade económica. Como tem sido referido, a comparação em termos homólogos continua a ser influenciada, em grande medida, por efeitos de base em função da evolução do contexto pandémico.
Em geral, os indicadores de curto prazo ainda não atingiram em julho os níveis do período homólogo de 2019, com destaque para a atividade turística. Porém, no caso das exportações de bens em termos nominais, o nível registado em julho foi superior ao registado no período homólogo de 2019 e as importações nominais terão ficado próximas do valor então observado. Note-se no entanto que, para além da recuperação da atividade económica, estas evoluções refletem ainda aumentos de preços que se têm vindo a observar em 2021, mais intensos em bens energéticos e noutras matérias-primas. Os indicadores quantitativos de síntese (atividade económica, consumo privado e investimento) apresentaram em julho de 2021 crescimentos menos intensos que em junho. Todavia, em agosto, o indicador de clima económico aumentou, depois de ter interrompido no mês anterior o perfil ascendente observado entre março e junho.
De acordo com as estimativas provisórias mensais do Inquérito ao Emprego, a taxa de desemprego (16 a 74 anos), ajustada de sazonalidade, foi 6,6% em julho, menos 0,2 pontos percentuais (p.p.) que em junho (7,0% em abril e 8,1% em julho de 2020). A taxa de subutilização do trabalho (16 a 74 anos) situou-se em 12,5% (12,8% em junho e 15,7% no período homólogo de 2020).
A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi 1,5% em agosto, taxa idêntica à do mês anterior. Diferentemente, o índice de preços na produção da indústria transformadora acelerou em agosto para uma taxa de variação homóloga de 9,3% (8,6% no mês anterior), registando o crescimento mais elevado da presente série.


Destaque
Download do documento PDF (1131 Kb)
Quadros
Excel Excel (145 Kb)
CSV CSV (6 Kb)