Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
      
 

Mobilidade da população ao nível regional no contexto da pandemia COVID-19 - Dados até 16 de novembro
Indicadores de contexto para a pandemia COVID-19 em Portugal
Mobilidade da população ao nível regional no contexto da pandemia COVID-19 - Dados até 16 de novembro
20 de novembro de 2020

Resumo

Tirando partido dos dados da iniciativa “Data for Good” do Facebook, é possível obter informação sobre a mobilidade da população numa perspetiva regional. Os resultados apurados destacaram que:
• No primeiro Estado de Emergência, confirmou-se a redução da mobilidade da população, registando-se um aumento na sequência da implementação das medidas de desconfinamento. Recentemente, após a declaração de novo Estado de Calamidade a 15 de outubro, verificou-se, globalmente, uma nova redução dos níveis médios de mobilidade, que se acentuou com a declaração de novo Estado de Emergência a 9 de novembro.
• O conjunto das NUTS III com 50% ou mais da população a residir em municípios de elevado risco COVID-19 apresentaram, globalmente, menores níveis de mobilidade que os restantes territórios. Desde 4 de novembro – data em que foram identificados 121 municípios de elevado risco – o conjunto das NUTS III com todos os municípios em elevado risco apresentaram, diariamente, os menores níveis de mobilidade. Por outro lado, o conjunto das NUTS III sem municípios em elevado risco apresentaram, tendencialmente, os maiores níveis de mobilidade.
• Nos dias com restrição de circulação entre municípios – Páscoa, Dia do Trabalhador e Dia de Todos os Santos – verificam-se, tendencialmente, menores níveis de mobilidade. Esta tendência é particularmente evidente quando se comparam os dias com restrição de mobilidade no período da Páscoa e no Dia do Trabalhador – em que o país se encontrava também em Estado de Emergência – face aos dias homólogos do início de março e dias homólogos após o início do ano letivo 2020/2021.

STATSLAB - Estatísticas em desenvolvimento


Destaque
Download do documento PDF (2889 Kb)
Quadros
Excel Excel (114 Kb)