Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
      
 

Filiais de empresas estrangeiras em Portugal com rendibilidades positivas em 2012.Alemanha tornou-se o principal país de origem do controlo do capital quanto ao VAB gerado.
Estatísticas da Globalização
Filiais de empresas estrangeiras em Portugal com rendibilidades positivas em 2012.Alemanha tornou-se o principal país de origem do controlo do capital quanto ao VAB gerado.
19 de setembro de 2014

Resumo
As filiais de empresas estrangeiras em Portugal, embora com um peso de apenas 1,4% no número de sociedades não financeiras em 2012, representavam uma parte significativa do volume de negócios e VAB das sociedades (21,8% e 19,9% respetivamente).A grande maioria das filiais de empresas estrangeiras(80,6% das sociedades e 78,5% do VAB) eram controladas por entidades residentes num dos países do continente europeu, com a Espanha a liderar a origem do controlo do capital (26,2% das filiais). As filiais e empresas alemãs foram, no entanto, as que mais aumentaram o peso no VAB gerado pelas filiais estrangeiras entre 2008 e 2012 (passando de 15,0% para 17,7%). A Alemanha tornou-se, assim, o país de origem do controlo do capital economicamente mais relevante.As filiais de empresas estrangeiras apresentavam taxas de sobrevivência superiores. Mais de 85% das filiais nascidas em 2008 ainda existiam em 2012, enquanto nas sociedades nacionais esta taxa era de apenas 58,4%. O peso das sociedades de elevado crescimento (SEC) no VAB decresceu nas filiais de empresas estrangeiras entre 2008 e 2012, sendo inferior ao verificado nas sociedades nacionais. Pelo contrário, o peso das sociedades exportadoras no VAB aumentou, sendo superior nas filiais de empresas estrangeiras (em particular nas Extra-UE) que nas sociedades nacionais. A trajetória dos principais indicadores tem sido decrescente desde 2008. Este decréscimo foi menos acentuado no pessoal ao serviço e no VAB das filiais de empresas estrangeiras que nas sociedades nacionais.
Destaque
Download do documento PDF (890 Kb)
Quadros
Excel Excel (1251 Kb)