Contas Nacionais Trimestrais por Setor Institucional
Necessidade de financimento da economia reduz-se significativamente
- 3.º Trimestre de 2012
28 de dezembro de 2012
Resumo
No ano terminado no 3º trimestre de 2012, a necessidade de financiamento da economia, em percentagem do PIB, diminuiu para 0,7% (2,1% no ano acabado no trimestre anterior).
No setor das famílias , verificou-se um aumento da capacidade de financiamento de 5,0% para 5,9% do PIB. Esta evolução esteve sobretudo associada ao crescimento da poupança corrente. Efetivamente, a taxa de poupança das famílias aumentou para 11,2%, mais 1,1 pontos percentuais (p.p.) que o observado no ano acabado no 2º trimestre, determinado sobretudo pela forte redução do consumo.
A necessidade de financiamento das sociedades não financeiras diminuiu 0,6 p.p., para 3,7% do PIB, refletindo em larga medida a contração do investimento e a redução das remunerações pagas. As sociedades financeiras registaram uma capacidade de financiamento de 0,6% do PIB, saldo inferior em 0,2 p.p. ao do trimestre anterior.
Nos três primeiros trimestres de 2012, a necessidade de financiamento das Administrações Públicas situou-se em 5,6% do PIB, contra 6,7% no mesmo período do ano anterior.
Os custos de trabalho por unidade produzida na economia acentuaram a sua redução em consequência dos efeitos conjugados da diminuição da remuneração média por trabalhador e do aumento da produtividade aparente.