Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Jorge Manuel Ramos Afonso de Magalhães

Formação Académica:

Licenciatura em Informática de Gestão pelo Instituto Superior de Línguas e Administração (1990).
Pós-graduação em Planeamento e Arquitetura de Sistemas de Informação pelo ISEG (1998).


Nota Curricular:
1 - Dados Pessoais

Nome: Jorge Manuel Ramos Afonso de Magalhães. Ano de Nascimento: 1965

2 - Formação Académica

Licenciatura em Informática de Gestão pelo Instituto Superior de Línguas e Administração (1990).
Pós-graduação em Planeamento e Arquitetura de Sistemas de Informação pelo ISEG (1998).

3 - Atividade Profissional

Janeiro de 2017 a novembro de 2024 – Diretor Departamento de Metodologia e Sistemas de Informação do INE, I.P., tendo como principais responsabilidades a gestão dos Serviços de Métodos Estatísticos, de Georreferenciação, de Desenvolvimento Aplicacional, de Infraestrutura Informacional e de Infraestrutura Tecnológica e Segurança da Informação.

Representa o INE, na Equipa Multissetorial para o Acesso a Dados da RePLAN, participou na equipa de cocriação da Estratégia Nacional de Dados, em fevereiro de 2019, definiu a estratégia TIC para o INE, alinhada com os objetivos estratégicos, tecnológicos e/ou operacionais do INE e da Administração Pública.

Co-autoria da estratégia, conceção e plano de implementação do projeto Infraestrutura Nacional de Dados (IND) do INE, permitindo a expansão de conjuntos de dados para investigação para apoiar políticas públicas, acesso inclusivo à informação e iniciativas de dados abertos para cidadãos, empresas e sociedade. Geriu a execução do projeto SAMA para a Infraestrutura Nacional de Dados (IND).

Preparou as candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) apresentando 3 projetos: Infraestrutura de Informação Territorial; Infraestrutura de Dados para Investigação; e Capacitação em Ciência de Dados para o Sistema Estatístico Nacional e para a Administração Pública.

O departamento implementou em colaboração com outras unidades orgânicas o Sistema de Gestão de Segurança da Informação. Ainda neste domínio, foi responsável pela promoção e execução do protocolo celebrado, entre o INE e o Centro Nacional de Cibersegurança / Gabinete Nacional de Segurança.

Definiu orientações para a gestão de infraestruturas de dados para integrar fontes e criar conjuntos de dados para análise e investigação.

Assegurou a continuidade operacional durante a pandemia COVID-19, criando as condições para a adaptação de processos de recolha de dados e criando novos produtos estatísticos. Assegurou a organização e as condições tecnológicas para a operação dos Censos 2021.

Introduziu tecnologias de desenvolvimento low-code para agilizar o desenvolvimento de aplicações, dando resposta às limitações de recursos e ao envelhecimento dos técnicos.

Julho de 2012 a dezembro de 2016 – Diretor Adjunto do Departamento de Metodologia e Sistemas de Informação do INE, I.P..

De junho de 2008 a junho de 2012, exerceu as funções de Chefe do Serviço de Infraestrutura Informacional, do Departamento de Metodologia e Sistemas de Informação do INE, I.P., sendo responsável pela conceção, desenvolvimento e operacionalização do portal interno (intranet) e externo (Portal e Estatísticas Oficiais), pela gestão do Data Warehouse, pelo Banco de Dados de Difusão e pela conceção, normalização, segurança e atualização das diversas bases de unidades estatísticas.

De outubro de 2004 a maio de 2008, exerceu funções de analista/programador de sistemas no Serviço de Integração de Sistemas e Normalização.

Entre janeiro de 1999 a setembro de 2004, exerceu as funções de Coordenador de Núcleo no Serviço de Integração de Sistemas e Normalização, do Departamento de Sistemas e Informática do INE, I.P..

De abril de 1992 a dezembro de 1998, exerceu as funções de Coordenador de Núcleo de Sistemas Departamentais, no Serviço de Infocentro do Departamento de Sistemas e Informática do INE, I.P..

De julho de 1991 a março de 1992, cumpriu o serviço militar obrigatório, exercendo funções de administração de sistemas no Instituto de Estudos Superiores Militares.

Em janeiro de 1990 ingressou no INE, I.P., e até junho de 1991, exerceu as funções de programador e administrador de sistemas, no Serviço de Infocentro do Departamento de Sistemas e Informática.

De junho de 1987 a dezembro de 1990, foi formador na área das tecnologias de informação, como trabalhador independente.

Ao nível da sua atividade de representação internacional, integrou o grupo de trabalho "Business Registers Working Group".

No âmbito da cooperação, foi responsável pela equipa de desenvolvimento do Portal de Estatísticas Oficiais do Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde (INE-CV).

Ao longo da sua carreira participou em diversas apresentações, destacando-se pela sua relevância: Eurostat EuroGroups Register - "Reference Architecture to EGR for Exchange And Validation Data"; SIIGE - Integrated Information System for the Management of Establishments na Conference on Administrative Simplification in Official Statistics SIMPLY2010 Belgium; 21th Meeting of the Wiesbaden Group on Business Registers na OCDE, "Integrated System for Management NACE -CODE". Publicou diversos artigos, nomeadamente: "A abrangência e adaptabilidade com SAP Business Objects - Revista SAP Club; "Sistema de Informação da Classificação Portuguesa de Atividades Económicas - SICAE - Revista da OTOC, European Conference on Quality in Official Statistics - Q2016 Article "All that glitters is not gold", European Conference on Quality in Official Statistics - Q2012 Article "When do you hear the Warning Bells".