Formação Académica:
Mestre em Estatística e Gestão da Informação pelo Instituto Superior de Estatística e Gestão da Informação da Universidade Nova de Lisboa (1996).
Licenciada em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa (1990).
Nome: Maria João Gaspar Tavares Zilhão. Ano de Nascimento: 1966
Licenciatura em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa, em 1990.
Mestrado em Estatística e Gestão da informação pelo Instituto Superior de Estatística e Gestão da Informação, da Universidade Nova de Lisboa, em 1996.
Desde janeiro de 2018, desempenha funções como Vogal do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Estatística, I.P. (INE). Destacam-se algumas atividades: a representação portuguesa no Comité Estatístico das Nações Unidas e na Conferência Europeia de Estatística da UNECE - Genebra; a Certificação do INE pela Norma ISO 9001 em Gestão da Qualidade e pela ISO 27001 em Sistemas de Gestão de Segurança da Informação, no âmbito do Sistema de Gestão Integrado do INE; a Implementação do Código de Conduta para as Estatísticas Europeias na sua versão de 2017 e a realização de Reviews a outros países pelo mesmo Código; a Organização em Portugal da 11ª Conferência Europeia da Qualidade em Estatísticas Oficiais (Q2024) de 4 a 7 de junho de 2024 no Centro de Congresso do Estoril; e a promoção da cooperação para o desenvolvimento na área da estatística, em particular com os países da CPLP.
Presidente do Grupo de Trabalho “Estatísticas” (Working Party on Statistics) do Conselho da União Europeia, durante a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia em 2021.
Abril 2020 / maio 2024 – Chair de equipa de Peer Reviewers no âmbito da 3ª ronda de Peer Reviews sobre a implementação do Código de Conduta para as Estatísticas Europeias aos Estados Membros da União Europeia (atividade desenvolvida no âmbito do Sistema Estatístico Europeu em representação do INE).
Maio 2018/ … Presidente da Secção Permanente de Coordenação Estatística do Conselho Superior de Estatística e membro suplente deste Conselho em representação do INE desde janeiro de 2018.
Janeiro 2018/fevereiro de 2023 – Perita da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública – CRESAP, da área governativa da Presidência.
Fevereiro de 2023/... – Suplente do vogal não permanente da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública – CRESAP, da área governativa da Presidência.
2007 / janeiro 2018 - Dirigente do Serviço de Planeamento, Controlo e Qualidade do Instituto Nacional de Estatística (INE) I.P., dependente da Presidente do INE, ao qual compete coordenar as atividades relacionadas com a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade do INE e as de planeamento estratégico e operacional ao nível de toda a Instituição. As responsabilidades e tarefas de ambas as áreas – Gestão da Qualidade em Estatística e Planeamento – enquadram-se nos Sistemas Estatísticos Nacional e Europeu e implicam uma forte coordenação com todas as Unidades Orgânicas do INE (ao nível dos processos estatísticos e de gestão do Instituto), com as Entidades que têm Delegação de Competências do INE para a produção de estatísticas oficiais e com as estruturas do Eurostat (aos níveis da Qualidade em estatística e do Planeamento e Coordenação).
Técnica Superior Especialista de Estatística dos Quadros do Instituto Nacional de Estatística, no qual ingressou em outubro de 1990, e até janeiro de 2018 contava com 27 anos como trabalhadora do INE, dos quais:
Coordenação e realização de Auditorias da Qualidade, maioritariamente ao processo de produção estatística, em vários domínios.
Experiência como formadora nas áreas técnicas do exercício de funções, com especial relevância no tema “Gestão da Qualidade em Estatística”, em ações de formação aos níveis nacional e europeu e no âmbito de projetos de cooperação internacional.
Membro de vários grupos de trabalho técnicos, igualmente aos níveis nacional e europeu, nas áreas de gestão da qualidade em estatística, coordenação e planeamento, Peer Reviews, entre outros, i.e. projetos inovadores, transversais a todo o Instituto e/ou em ligação com o Eurostat.
Ao longo da carreira profissional — Apresentação de comunicações em Conferências e Seminários Internacionais, nos quais se destacam a Conferência Europeia de Qualidade em Estatística (membro do Comité de Programação de 10 edições – de 2001 a 2024) e as 56.ª, 57.ª e 64º Sessões do International Statistical Institute (ISI), respetivamente em 2007 (Lisboa), em 2009 (Durban, RAS) e em 2022 (Ottawa, Canadá).
Fluência em língua inglesa.