Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
Missão do INE      
Nos termos dos documentos estratégicos enquadradores da atividade estatística a nível nacional e europeu, o INE assume como declaração de Missão (ancorada na atual Missão e atribuições estabelecidas na sua Lei Orgânica) uma redação mais focada e que melhor permite entender o caminho que está a trilhar enquanto autoridade estatística central.
O INE tem por Missão produzir, de forma independente e imparcial, informação estatística oficial de qualidade, relevante para a Sociedade, promovendo a coordenação, a análise, a inovação e a divulgação da atividade estatística nacional, garantindo o armazenamento integrado de dados.
A Missão do INE é de grande exigência, estando a sua atividade sujeita a permanente evolução e ao escrutínio público. Para se manter relevante, a informação estatística deve acompanhar as constantes mudanças a que a Sociedade está sujeita, identificando novas necessidades e fazendo opções cujo impacto nos fornecedores de informação e nos utilizadores importa medir a cada momento.
As operações estatísticas são realizadas de acordo com metodologias técnico-científicas e padrões internacionalmente estabelecidos, garantes da sua qualidade. Os seus resultados, as estatísticas, devem ser disponibilizados em simultâneo a toda a Sociedade.
O INE delega em outras entidades nacionais a produção de algumas estatísticas oficiais garantindo, no entanto, a coordenação metodológica e a qualidade dessa produção, bem como a sua divulgação.
A Visão é o guia para o desenvolvimento de uma organização estabelecendo o que a organização se propõe alcançar.
Visão do INE
O INE como uma Autoridade Estatística independente e credível, que desenvolve processos estatísticos metodologicamente avançados, que recorre à inovação tecnológica, à ciência de dados, à integração de múltiplas fontes para fins estatísticos, no respeito pela confidencialidade dos cidadãos e entidades, e que devolve à sociedade estatísticas de valor para um melhor conhecimento, investigação e a tomada de decisão.
Para que uma organização cumpra a sua Missão e alcance a sua Visão é necessário que as/os trabalhadoras/es partilhem Valores que reflitam uma forma coletiva de pensar e agir.
Valores do INE
O INE, em linha com o Código de Conduta para as Estatísticas Europeias, pauta-se por Valores de:
- Profissionalismo, ética e respeito pela confidencialidade;
- Independência técnica, objetividade e imparcialidade;
- Valorização dos recursos humanos e desenvolvimento de novas competências;
- Compromisso para com a Qualidade;
- Criatividade, inovação e melhoria contínua dos processos;
- Respeito pelos detentores de fontes de dados;
- Sucesso nas parcerias com entidades externas;
- Satisfação das necessidades estatísticas diferenciadas.
A Carta da Qualidade do INE estabelece o compromisso público que o Instituto Nacional de Estatística assume em relação à qualidade das estatísticas oficiais que produz e difunde e dos serviços que presta, explicitando-o tanto em relação a respondentes, como a clientes de informação estatística, tendo em consideração a sua Missão, Visão e Valores pelos quais pauta a sua atividade.
Carta da Qualidade