Início :: Projeto :: Objetivos do Projeto Sistema Estatístico Nacional sobre Igualdade de Género




Igualdade de Género

O projeto Sistema Estatístico Nacional sobre Igualdade de Género, de que o INE é promotor, tem como objetivo principal proceder à revisão da Base de Dados de Género (BDG) atualmente desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estatística. Pretende-se que todos os utilizadores e a sociedade em geral disponham de um sistema de informação abrangendo várias dimensões da (des)igualdade entre mulheres e homens.

No contexto da revisão da base de dados de género, foram identificadas lacunas de informação em duas áreas específicas, nas quais a questão da desigualdade entre mulheres e homens poderá assumir particular relevância explicativa, e que importa aprofundar: a fecundidade e os usos do tempo.



Revisão Base dados do Género

Para cumprir o objetivo principal, este projeto será desenvolvido seguindo uma abordagem em três etapas:

- Revisão, atualização e melhoria do conteúdo e abrangência da BDG, considerando a necessidade de disponibilizar dados que permitam a comparabilidade inter-regional e internacional, acompanhar o desenvolvimento das medidas de política definidas na Estratégia Portuguesa para a Igualdade e Não Discriminação 2018-2030 - Plano de Ação para Igualdade entre Mulheres e Homens, assim como outras necessidades, como os Indicadores de Desenvolvimento Sustentável.



Igualdade de Género

- Desenho e implementação do Inquérito à Fecundidade, de modo a garantir a disponibilidade de dados sobre o conjunto de razões para o baixo número de nascimentos em Portugal, nomeadamente desigualdades de género no mercado de trabalho e desequilíbrios no seio das famílias. Os resultados deste inquérito deverão contribuir para aumentar a compreensão sobre o urgente problema demográfico, bem como apoiar a formulação de políticas públicas.




Igualdade de Género

- Desenvolvimento de um relatório sobre a metodologia e os modos de entrevista mais adequados, com enfoque no modo web, para recolher dados sobre o uso do tempo, recomendando as soluções tecnológicas mais adequadas para uma futura recolha de dados. Para esta ação, o INE irá trabalhar em estreita cooperação com o Instituto de Estatística da Noruega, beneficiando da sua experiência na recolha de dados aplicando ferramentas inovadoras.