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FI
n.º 53
Dinâmica e novidades no Portal de Estatísticas Oficiais
É sabido que o prestador de informação do Sistema Estatístico Nacional é muitas vezes também
um utilizador assíduo de informação estatística, obtendo, assim, um justo retorno, e com valor
acrescentado, do seu papel decisivo para a produção de estatísticas de qualidade.
E o certo é que o fenómeno de globalização, a diferentes níveis do quadro de vida, veio aumentar
a necessidade de informação estatística fiável e atempada para uma correta tomada de decisão e
para um exercício de cidadania esclarecido. A sociedade, em geral, dá-se conta desta nova realidade,
assente na importância da informação e do conhecimento, e a verdade é que tanto empresas como
indivíduos e famílias, que respondem a inquéritos do INE, parecem compreender bem a importância
de o fazerem sempre com prontidão e rigor. Afinal, precisam de informação estatística ou vão
precisar amanhã.
Por seu turno, o INE tem desenvolvido e beneficiado os recursos necessários para tornar o pro-
cesso associado à resposta aos seus inquéritos mais simples e ágil, recorrendo, inclusivamente, a
um serviço
online
, disponível gratuitamente no seu Portal, orientado para a recolha de informa-
ção por via eletrónica após a necessária certificação:
.
o WebInq
Quando o prestador de informação
se converte em utilizador de dados estatísticos
Bem-vindo ao
renovado!
Webinq
Agora também para indivíduos e famílias
Disponíveis todos os inquéritos às empresas
»
»
Setembro começou bem para quem responde aos inquéritos do INE através do Webinq. Isto
porque este serviço – inaugurado a 4 de julho de 2005, com apenas um inquérito disponível
(Intrastat) – conta agora com 78 inquéritos (77 na área de “Inquéritos às Empresas” e um na nova
área “Indivíduos e Famílias”) e foi alvo de importantes melhoramentos, que se traduzem numa
imagem renovada e em novas funcionalidades:
Criação de uma área para os inquéritos dirigidos a indivíduos e famílias, como é o caso presente do
Inquérito Nacional de Saúde 2014, prevendo-se que outros mais possam vir a ser respondidos por esta via
Disponibilização de um calendário de inquéritos do INE
Especificamente para as empresas:
disponibilização da lista de inquéritos a responder
consulta das respostas dadas
ativação automática do aderente principal aos inquéritos às empresas
possibilidade de ativar múltiplos respondentes por inquérito.
»
(cont.)