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FI
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mais requeridas (instaladas no PC dedicado ao PA) em virtude de acrescentarem
Informação adicional, de análise ou comparativa, que não está contida no Portal do INE.
Constituem bons exemplos de publicações com valor acrescentado pelo PA o Recenseamento
Geral Agrícola e o País em Números. Um outro motivo prende-se com a necessidade de apoio
na localização eficiente de informação, a qual, múltiplas vezes, passa por uma orientação na
utilização dos recursos ou mesmo por uma explicação mais detalhada, de alguma forma, da
organização no Portal e da metainformação associada, com destaque para a desagregação
geográfica existente para os indicadores estatísticos.
FI:
O que se perspetiva em termos de dinamização do PA?
A dinamização do PA continuará a ser efetuada na linha do trabalho que tem vindo a ser
desenvolvido no âmbito do serviço de difusão de informação, da formação, bem como da
elaboração e distribuição de materiais de divulgação informacionais. É também nossa con-
vicção que um serviço de apoio que prima pela qualidade constitui
per si
um fator diferencia-
dor e difusor dos serviços prestados pelo PA, pelo que a Biblioteca do IPBeja, sua unidade
hospedeira, continuará a apostar na formação das/os técnicas/os e na disponibilização de
materiais de apoio às estratégias de pesquisa e localização da informação.
Valorizar sinergias para reforçar a ação
Tendo em conta o facto de a equipa técnica ser bastante reduzida (6 técnicos e 1 técnico
superior), o trabalho realizado resultará do reforço das sinergias entre os diferentes serviços e,
sobretudo, de uma boa comunicação interna. Só assim é possível manter uma postura de
permanente disponibilidade para a resolução dos problemas mais frequentes e dinamizar uma
unidade documental que, afinal, beneficia do privilégio de estar situada numa Biblioteca que,
regra geral, funciona das 9:00 às 24:00h.
FI:
Sugestões para consolidar e valorizar o Projeto RIIBES…
“
Por que não criar um serviço de referência em linha partilhado no âmbito da
RIIBES e, eventualmente, da Rede de Bibliotecas Escolares?”
O Projeto RIIBES veio valorizar os conteúdos disponibilizados pelas bibliotecas de ensino
superior criando uma rede que propicia um acesso privilegiado à informação estatística,
nomeadamente com a formação, de extrema importância, que é dada às/aos técnicas/os.
Esta Rede – que tem apostado na partilha de boas práticas e na disponibilização de recursos
informacionais – poderia potenciar as iniciativas que têm sido apresentadas criando modelos
de funcionamento em rede a nível de serviços e não apenas de recursos (comuns a todos
os PA), de modo a aumentar o nível de satisfação da/o utilizador/a, independentemente da
sua localização física.
Assim, a criação de um serviço de referência partilhado permitiria rentabilizar recursos,
muitas vezes escassos, e mesmo as possibilidades e vantagens de cada instituição, por exemplo,
a nível do horário de funcionamento. Se o Serviço de Apoio do INE encerra às 17.30, por que
não tirar partido dos recursos humanos, que o próprio INE forma, com um serviço de referência
em linha partilhado no âmbito da RIIBES e, eventualmente, da Rede de Bibliotecas Escolares,
com a qual o INE estreitou recentemente o seu relacionamento?