Page 4 - n_33.cdr

This is a SEO version of n_33.cdr. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

ALEA - Mais um Degrau?

por Dinis Pestana

Professor Catedrático no Centro de Estatística e Aplicações da Faculdade de Ciências de Lisboa

O Projecto ALEA, justamente premiado com o Best Cooperative Project Award da International Association for Statistical Education,

tem disponibilizado excelente material didáctico que serve docentes e discentes dos ensinos básico e secundário, ensinando e divertindo. A supervisão científica da Professora Doutora Maria Eugénia da Graça Martins, da Universidade de Lisboa, tem sido uma mais-valia sem preço, e os seus cursos introdutórios de Probabilidade e de Estatística um recurso importante para a formação de professores.

Tornar "o Projecto ALEA tão influente no ensino superior quanto é no básico e secundário"

Não podemos deixar de observar um abrandamento nas iniciativas ALEA, nomeadamente de e-ALEA. Um projecto deste valor e desta dimensão mereceria um investimento maior, e um segundo fôlego, eventualmente tornando o Projecto ALEA tão influente no ensino superior quanto é no básico e secundário. Seria interessante ver os resultados de uma parceria com cadeiras de laboratório de Estatística de cursos de Estatística , eventualmente incorporando nos “Dossiês e Recursos" e na "Estatística divertida" material produzido por alunos com supervisão e filtragem feita pelos seus professores.

Recursos actualmente muito incompletos, como o Glossário ou o material sobre história da Probabilidade e da Estatística, poderiam desenvolver-se mais rapidamente, e o incentivo de um prémio anual (por exemplo, incentivando grupos de alunos/docente que se disponibili-zassem para ser consultores) poderia fazer a diferença, pois, porventura, a designação Homo Ludicus é mais apropriada do que Homo Sapiens e todos sabemos que é bem mais fácil levar os alunos a envolverem-se em projectos extra curriculares do que na rotina do estudo -

curricular.

Este novo degrau superior (?) seria decerto uma boa aposta quer para o ALEA quer para o ensino da Estatística, nomeadamente se fosse também um treino, mesmo que rudimentar, na consultoria estatística .

Atrair o Homo Ludicus

pág. 04 RIIBES / Folha Informativa n.º 33 – Maio 2011

(Prof.) Carlos Alberto Alves Neves Universidade Sagrado Coração, Bauru, Brasil

“Parabéns! Tomei conhecimento do site ALEA através de uma aluna do Curso de Estatística, do qual sou docente na UNIVERSIDADE SAGRADO CORAÇÃO - USC - BAURU SP BRASIL e tenho certeza de que será de muita utilidade.”

Comentário:

Page 4 - n_33.cdr

This is a SEO version of n_33.cdr. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »