Page 3 - n_33.cdr

This is a SEO version of n_33.cdr. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

por João Branco

Professor Associado do Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico

"Não admira que o ensino da

A preocupação central da estatística é a de extrair informação relevante de dados com vista a tomar decisões sobre os mais variados problemas de interesse prático. Decisões a tomar surgem continuamente em todos os campos e a todos os níveis: na investigação científica, na organização da vida das populações e na actividade individual de cada cidadão. Fica assim claro que a estatística é uma ferramenta indispensável ao progresso, à vida colectiva e individual e, como tal, é importante que conheçamos bem o seu funcionamento. Em consequência, não admira que o ensino da estatística se tenha generalizado a todos os graus de ensino. Mas, apesar da indiscutível importância da estatística, é comum ouvir professores dizerem que o entusiasmo dos alunos por este assunto, bem como o seu interesse pelo estudo do mesmo, é fraco. As razões dessa opinião são várias: i) um ensino fragmentado no seio de um programa de matemática, como acontece no caso pré-universitário, ii) um contacto curto e sem continuidade, como acontece na generalidade dos cursos universitários e iii) um ensino muitas vezes centrado na apresentação de conceitos abstractos sem os ligar a factos e problemas reais. Estas são condições que não permitem aos alunos experimentar, na altura própria, as ferramentas estatísticas, observando como elas podem ser usadas para resolver problemas concretos e sentindo o prazer pessoal de conseguir chegar até aos resultados finais.

"O Projecto ALEA centra-se precisamente na zona em que o ensino tradicional da estatística passa de forma demasiado ligeira"

O projecto ALEA, ao dar especial atenção a dados associados a factos da vida corrente e à interpretação destes à luz da informação numérica que os dados fornecem, centra-se precisamente na zona em que o ensino tradicional da estatística passa de forma demasiado ligeira. É nesta zona que a motivação tem grandes possibilidades de vingar, elevando o interesse e tornando o ensino e a aprendizagem da estatística mais atraentes e fáceis.

"Os alunos de cursos universitários podem, junto do ALEA, conquistar a motivação que lhes escapou na etapa anterior"

Como aproveitar as virtudes do ALEA para fazer subir o nível de interesse dos alunos pela estatística e sua aprendizagem?

Uma hipótese que parece óbvia é a de incentivar o contacto com o ALEA para que o aluno possa beneficiar dos conteúdos e usar os materiais que aí se oferecem. E esta acção pode ser levada a cabo por professores do ensino pré-universitário e universitário . Os alunos de cursos universitários podem, junto do ALEA, conquistar a motivação que lhes escapou na etapa anterior.

pág. 03 RIIBES / Folha Informativa n.º 33 – Maio 2011

ue tem o Ensino Superior a ganhar com o ALEA?

O ALEA tem ingredientes que promovem a motivação e pode ser visto como o motor de arranque para uma viagem nos caminhos da estatística, mais alegre e mais gostosa.

Page 3 - n_33.cdr

This is a SEO version of n_33.cdr. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »