This is a SEO version of n_30_III.cdr. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »RIIBES / Folha Informativa n.º 30 – Nov. 2010
FI
no conhecimento" associa-se a um dos objectivos da Visão do INE: o de "ser reconhecido, nacional e internacionalmente, como grande impulsionador da literacia estatística". Considerando, ainda, que a informação estatística oficial abarca todas as áreas do quadro de vida e serve, pela sua natureza e transversalidade, de apoio à compreensão de diferentes literacias e de suporte à decisão, como tenciona o GRBE potenciar esta relação simbiótica que serviu de base à celebração do protocolo?
: O propósito do GRBE de "consolidação de literacias fundamentais para a sociedade baseada
"A literacia estatística possuindo um carácter transversal, ou seja, podendo ser utilizada nas diferentes disciplinas do currículo, poderá ser desenvolvida em variadíssimos momentos do processo de ensino - aprendizagem, de um modo
muito amplo e em todas as actividades da vida"
Maria Teresa Calçada: A Rede de Bibliotecas Escolares pretende que as bibliotecas integradas na rede, para além de promoverem a formação de leitores competentes, trabalhem de uma forma próxima com as necessidades do currículo e os interesses dos utilizadores.
Para tal, torna-se necessário desenvolver atitudes de trabalho colaborativo, de modo a que a eficácia e a eficiência das estratégias implementadas sejam uma realidade prática. Neste contexto, o desenvolvimento das competências das literacias, de todas as literacias, desde a literacia da informação à literacia tecnológica, à literacia visual, etc., são o objecto de trabalho nos diversos contextos de aprendizagem. A literacia estatística possuindo um carácter transversal, ou seja, podendo ser utilizada nas diferentes disciplinas do currículo, poderá ser desenvolvida em variadíssimos momentos do processo de ensino - aprendizagem, de ummodo muito amplo e em todas as actividades da vida.
Foi, precisamente, com esta intenção que a Rede de Bibliotecas Escolares e o Instituto Nacional de Estatística iniciaram um conjunto de acções de formação, por todo o País, designado A LITERACIA ESTATÍSTICA AO SERVIÇO DA CIDADANIA. PORTAL DO INE E PROJECTO ALEA - UMA PRIMEIRA ABORDAGEM, dirigidas, num primeiro momento, aos professores bibliotecários, com o objectivo de apoiarem e desenvolveram momentos de aprendizagem significativos, para o desenvolvimento da literacia estatística na aprendizagem do currículo.
FI
- Acção Local de Estatística Aplicada, ao qual veio a associar-se depois a Direcção Regional de Educação do Norte. Tratando-se de um projecto que visa promover a literacia estatística junto das escolas dos Ensinos Básico e Secundário através da disponibilização, em acesso livre, no seu site www.alea.pt, de recursos destinados ao ensino e à aprendizagem da Estatística, como poderá a RBE beneficiar da oferta do ALEA e que benefícios poderá este colher com as dinâmicas colaborativas da Rede, considerando que o Protocolo prevê a possibilidade de concretizaremoutras acções?
: Em 1999, a Escola Secundária de Tomaz Pelayo e o INE uniram-se para criar o Projecto ALEA
"A disponibilização de recursos pedagógicos concebidos em parceria entre o INE e a Escola Secundária de Tomaz Pelayo, para a criação do Projecto ALEA, permite gerar dinâmicas de abordagem para as quais a Biblioteca Escolar está particularmente vocacionada"
Maria Teresa Calçada: Tanto quanto sei, o Projecto ALEA constitui-se como um conjunto de recursos destinados ao ensino e à aprendizagem da Estatística, sendo de sublinhar o facto de serem disponibilizados recursos pedagógicos com uma componente marcadamente lúdica e poderem ser acedidos através da Web.
As escolas e as BE não podem descurar a utilização das novas tecnologias no contexto da sociedade da informação e do conhecimento. De facto, o desafio tecnológico é, actualmente, o grande desafio da educação.
pág. 04
This is a SEO version of n_30_III.cdr. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »