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Basta pensarmos no programa do Plano Tecnológico da Educação e do esforço implicado na sua implementação a nível nacional, aliando as competências tecnológicas à criação de recursos pedagógicos, e estará dado um dos passos mais significativos em direcção ao sucesso das aprendizagens.

A disponibilização de recursos pedagógicos concebidos em parceria entre o INE e a Escola Secundária de Tomaz Pelayo, para a criação do Projecto ALEA, permite gerar dinâmicas de abordagem para as quais a Biblioteca Escolar está particularmente vocacionada. A inovação e permanente actualização dos referidos recursos possibilitam uma interacção constante com os conteúdos disponibilizados.

A implementação de novas acções com vista a uma utilização rentável dos recursos cedidos pelo Projecto ALEA, com a eventual criação de projectos interactivos em parceria, poderá ser um contributo para o desenvolvimento do presente protocolo, alargando-o ao universo da RBE.

FI

celebrado como INE? Oque vai ser feito para o promover junto das escolas?

: Quantas escolas integra presentemente a RBE? Todas elas serão abrangidas pelo protocolo

"A disseminação da informação e das práticas a implementar com a utilização do Portal do INE constituirá um desafio a desenvolver a partir das 2.254 bibliotecas que actualmente integram o Programa da Rede de Bibliotecas Escolares"

Maria Teresa Calçada: Como já referimos, o protocolo de colaboração assinado entre a RBE e o INE previu, como ponto de partida, uma formação dirigida aos professores bibliotecários, precisamente porque a Biblioteca Escolar, sendo um centro de recursos organizado para disponibilizar a informação em diversos suportes a um universo considerável de utilizadores, constitui-se, nas escolas de todos os níveis de ensino, como um espaço de troca de ideias, experiências e saberes.

A permanente actualização do fundo documental e do acesso à informação, tanto em suporte impresso, como em suporte digital, tornam a Biblioteca Escolar um espaço de permanente interacção.

A formação iniciada, abrangendo os professores bibliotecários de todo o País, foi pensada para ser realizada em várias fases, prevendo-se, igualmente, vários níveis de abordagem, isto é, um trabalhomais directo com as escolas e os alunos.

A disseminação da informação e das práticas a implementar com a utilização do Portal do INE, constituirá um desafio a desenvolver a partir das 2.254 bibliotecas que actualmente integram o Programa da Rede de Bibliotecas Escolares. Beneficiando de uma rede de construção de saberes e de conhecimentos, as bibliotecas escolares desenvolvem e difundem boas práticas que, certamente, não irão faltar no domínio da literacia estatística.

FI

nomeadamente de estabelecimentos de Ensino Superior?

: Para além das Bibliotecas Municipais, perspectivam-se parcerias com outras bibliotecas,

Maria Teresa Calçada: As parcerias estabelecidas, até ao momento, elegem privilegiadamente as Bibliotecas Municipais. Estas têm-se desenvolvido, ao ponto de serem constituídas Redes Concelhias de Bibliotecas, com o objectivo de criar catálogos colectivos e políticas de gestão partilhadas, não só ao nível do tratamento do fundo documental mas, também, da dinamização da leitura, formação de leitores e procedimentos biblioteconómicos de organização e gestão da informação.

A criação de outras parcerias, particularmente com as bibliotecas do Ensino Superior, constituirá, sem dúvida, um desafio que será necessário ter em conta, exigindo uma ponderada avaliação.

RIIBES / Folha Informativa n.º 30 – Nov. 2010

pág. 05

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