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RIIBES / Folha Informativa n.º 30 – Nov. 2010

Como refere Don Tapscott (2008): "O modus operandi da g jovens crescem a interagir uns com os outros, crescem on-li

de abertura, participação e interactividade".

Neste contexto, o Projecto ALEA pode ser um forte aliado da interface entre o interior e o exterior, e compreende q modernização tecnológica, por novas metodologias de t instrumentos que aWeb disponibiliza e a recursos indutores d

O ALEA e @

"Geração Net"

Entrevista com a Coordenadora do Gabinete da

Rede de Bibliotecas Escolares

Drª Maria Teresa Calçada

Atendendo à importância basilar das Bibliotecas Escolares para o desenvolvimento de literacias importantes e para a promoção da transversalidade dos saberes, sem os quais não é possível transformar a Biblioteca num verdadeiro espaço de conhecimento - por oposição a um mero espaço de informação - que sirva os alunos, os professores e projecte a dinâmica da Escola na comunidade, a Folha Informativa da RIIBES (FI) entrevistou a

"A utilização dos números que, antes de mais, traduzem realidades é uma forma de conhecimento"

Coordenadora do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, Dr.ª Maria Teresa Calçada, que nos revela a importância do protocolo entre as duas instituições, assente num trabalho colaborativo e numa lógica de partilha de objectivos, de conhecimentos e de meios.

Espaço R

FI

decisões condutoras à criação de valor para os seus utilizadores e para a organização onde se integram...” De que modo o protocolo celebrado entre o GRBE e o INE serve o pressuposto defendido por Jennifer Cram (1999)?

:”...As Bibliotecas não gerem valor, antes gerem processos e actividades, tomando as

O protocolo celebrado recentemente entre o Instituto Nacional de Estatística e a Rede de Bibliotecas Escolares pretende facilitar a utilização, pelas Bibliotecas Escolares, de uma nova ferramenta, ou seja, um conjunto de dados estatísticos organizados segundo temáticas determinadas, capazes de serem acedidos e trabalhados em contexto de aprendizagem. A Estatística, como sabemos, é uma ciência em grande ascensão. A utilização dos números que, antes de mais, traduzem realidades é uma forma de conhecimento. Este conhecimento implica espírito crítico baseado numa objectividade que a estatística permite. A possibilidade de usar a Estatística em diferentes áreas curriculares constitui sem dúvida um valor acrescentado para as BE, ao gerar processos e actividades, pois um dos seus grandes objectivos é, precisamente, desenvolver competências de leitura e literacias, nos alunos e na comunidade educativa. Deste modo, o presente protocolo torna-se, assim, uma mais-valia para todos aqueles que utilizam a informação estatística em contexto de ensino

Maria Teresa Calçada:

- aprendizagem.

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