Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

 
   

O que é e onde está disponível o Índice de Preços na Produção Industrial (IPPI)?



Resposta

O IPPI é uma operação estatística do INE que decorre de necessidades expressas por diversos utilizadores, que pretendem conhecer a evolução dos preços no produtor industrial do país, e de obrigações legais. Presentemente, o IPPI permite apurar a evolução mensal dos preços das transações no mercado nacional e no mercado externo de um cabaz de produtos (pré-definido), praticados por empresas sediadas no território nacional, cuja atividade principal ou secundária se enquadre nas secções B, C, D e E da Classificação das Atividades Económicas - Revisão 3 (CAE Rev. 3), conforme definido no Regulamento CE nº 1893/2006, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 20 de dezembro. A amostra total (para o mercado nacional e para o mercado externo) é constituída por 1824 empresas (algumas com recolha nos dois mercados) e 10123 preços.

O alargamento do âmbito de recolha deste inquérito ao mercado externo (zona euro, zona não euro e extracomunitário) ocorreu com a implementação da Base mais recente (2015=100) que, além desse alargamento, introduziu alterações metodológicas ao nível da atualização do cabaz de produtos e dos ponderadores, dando cumprimento ao Regulamento (CE) nº 1158/2005 de 6 de julho do Parlamento Europeu e do Conselho, relativo aos indicadores de Curto Prazo. Além disso, e de forma a melhorar a qualidade dos resultados obtidos, foi introduzida uma alteração no método de encadeamento do índice a partir do segundo ano da Base. Todas essas mudanças motivaram a publicação da Versão 4.0 do Documento Metodológico do IPPI, disponível no Portal> Produtos> Sistema de Metainformação> Documentação metodológica> Tema: Conjuntura

Para a construção da Base 2015=100 foi lançado o Inquérito aos Preços na Produção de Produtos Industriais – Mercados (ligação ao Documento Metodológico), de periodicidade quinquenal, tendo por objetivo a recolha de produtos comercializados para o mercado externo, assim como a atualização do cabaz de produtos comercializados no mercado interno (nacional).

Os resultados do IPPI são disponibilizados no Portal do INE, tendencialmente 17 dias após o mês de referência,   em Destaques da Coleção Índices de Preços na Produção Industrial, e na Base de Dados, nos temas: Preços (subtema: Preços na produção); Indústria e energia (subtema: Produção industrial) e Conjuntura (subtema: Preços), com desagregação geográfica máxima ao nível de País, onde se divulgam os indicadores relativos aos índices mensais de preços na produção industrial por Atividade económica (CAE Rev.3), por Tipo de mercado (interno e externo) e por Agrupamento industrial (Bens de consumo duradouro e não duradouro, Bens intermédios, Bens de investimento e Energia), assim como as respetivas taxas de variação média anual, mensal e homóloga.

De referir, ainda, que o IPPI é sujeito a revisões regulares correntes que decorrem, sobretudo, da incorporação de nova informação, por substituição de estimativas por dados reais, ou por substituição de valores provisórios anteriormente fornecidos pelos definitivos. As revisões regulares gerais são efetuadas anualmente visando integrar informação mais completa, entretanto disponível para o ano anterior. Com a publicação do mês n são revistos os meses n-1 e n-2. Com a publicação do mês de março, para além da revisão dos dois meses anteriores, são revistos todos os meses do ano anterior.