Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

 
   

Onde é possível aceder a dados sobre a evolução mensal do emprego e das remunerações na indústria?



Resposta

A informação mensal referida encontra-se disponível no Portal do INE, nomeadamente nos seguintes produtos:

·       Destaques> Tema: Indústria e energia – coleção: Índices de Volume de Negócios, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas na Indústria, cujos destaques divulgam, entre outra informação, os índices de emprego, remunerações e horas trabalhadas na indústria, índice total e por grandes agrupamentos industriais, com as variações mensais, homólogas e nos últimos 12 meses.

Os destaques incluem – nos quadros Excel/CSV que completam a síntese analítica do PDF – séries cronológicas dos índices de emprego e dos índices de remunerações na indústria, por grandes agrupamentos industriais e por Secção e Divisão da CAE Rev. 3.

A referida coleção de destaques está disponível desde março de 2000 (com dados referentes a janeiro desse ano).

 

De referir que, a opção “Edições anteriores” existente na área dos destaques, possibilita o acesso aos títulos anteriores editados.

·       Base de dados> Tema: Conjuntura, onde é possível submeter a pesquisa - na opção “Pesquisar por palavra(s)” - as palavras “emprego na indústria”, para obter todos os indicadores referentes aos índices de emprego, e, numa outra pesquisa, submeter “remunerações na indústria”, para aceder aos que versam os índices de remunerações. A informação dos indicadores é apresentada por “Atividade económica” (Divisões da CAE Rev. 3) ou por “Agrupamento industrial”, com desagregação geográfica máxima ao nível de Portugal.

Exemplos de indicadores:

Índice de emprego na indústria - bruto (Taxa de variação média anual - Base 2015 - %) por Atividade económica (CAE Rev. 3); Mensal

Entende-se por “Índice de emprego” o número relativo que tem como objetivo medir as variações do volume de emprego em intervalos curtos e regulares, relativamente a um período tomado como referência. O volume de emprego é medido pelo número de pessoas ao serviço.

 

Índice de remunerações na indústria - bruto (Taxa de variação média anual - Base 2015 - %) por Atividade económica (CAE Rev. 3); Mensal

Entende-se por “Índice de remunerações” o número relativo que tem como objetivo medir as variações do valor das remunerações em intervalos curtos e regulares, relativamente a um período tomado como referência. As remunerações referem-se ao montante ilíquido em dinheiro ou em géneros pagos aos trabalhadores que se incluem no conceito de "pessoal ao serviço".

 

De salientar que o quadro com a informação dos indicadores selecionados apresenta, por defeito, a informação mais recente e agregada. No entanto, o mesmo pode ser alterado através da opção “Alterar condições de seleção” para obter desagregações mais finas nas dimensões dos indicadores, quando aplicável, e/ou outros períodos de referência da informação.

Os referidos índices têm por fonte os Índices de Volume de Negócios, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas na Indústria (IVNEI) que, por sua vez, integram os Índices de Volume de Negócios e Emprego (Base 2015), operação que, além do IVNEI, inclui os mesmos Índices para os Serviços, Comércio a Retalho e Construção e Obras Públicas.

O IVNEI é realizado essencialmente por via eletrónica junto de unidades estatísticas selecionadas a partir das empresas sediadas no território nacional e cuja atividade principal se enquadre na indústria. Os índices de emprego e remunerações integram informação administrativa (Declaração Mensal de Remunerações da Segurança Social). Além destes, o IVNEI disponibiliza os Índices de volume de negócios na indústria (mercado interno e mercado externo) e os Índices de horas trabalhadas na indústria.

Para mais informação, aceder ao Portal> Produtos> Sistema de Metainformação> Documentação metodológica> Tema: Conjuntura e selecionar o Documento Metodológico: Índices de Volume de Negócios e Emprego.