Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

 
   

O que fez o INE para avaliar o impacto das alterações introduzidas no Inquérito ao Emprego (Série 2021) nos principais indicadores mensais do IE?



Resposta

Em 2021, tal como noutros países da União Europeia, o INE iniciou uma nova série de dados do Inquérito ao Emprego (IE), que inclui, entre outras alterações, a de deixar de considerar como empregadas as pessoas ocupadas em atividades de agricultura e pesca para autoconsumo e a restrição da população ativa ao grupo dos 16 aos 89 anos. As alterações introduzidas pela nova série de dados foram apresentadas com maior detalhe numa nota anexa ao Destaque “Estimativas de Emprego – 1.º trimestre de 2021” (disponível em https://www.ine.pt/xurl/dest/472918526).

Para evitar comparações diretas entre séries de dados diferentes, os indicadores agora disponibilizados no Portal das Estatísticas Oficiais associados à série 2021 incorporam séries retrospetivas, desde o 1.º trimestre de 2011, que diferem das associadas à série 2011 por incorporarem os ajustes acima referidos.

Refira-se ainda que, para melhor avaliar o impacto do conjunto das alterações introduzidas no IE, ao longo do 1.º trimestre de 2021, se realizou, em paralelo com a operação principal, uma recolha adicional utilizando o questionário da série anterior aplicado a uma amostra de menor dimensão. Este exercício permitiu verificar que as outras alterações efetuadas, além das duas já referidas (reclassificação das pessoas ocupadas em atividades para autoconsumo e restrição da população ativa a um novo grupo etário), não determinaram perturbações com significado estatístico que justificassem ajustamentos adicionais na série anterior (em vigor entre o 1.º trimestre de 2011 e 4.º trimestre de 2020) para obter séries retrospetivas consistentes com a nova série.