Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

 
   

Está disponível no Portal informação sobre a dinâmica empresarial em Portugal?



Resposta

Para analisar o dinamismo empresarial em Portugal com base na dinâmica das empresas não financeiras, é possível recorrer à demografia das empresas, tendo em conta não só o nascimento e a morte de empresas, mas também a sua resiliência ao longo do tempo, incluindo, assim, informação sobre variação do número de empresas em atividade e a evolução dos respetivos indicadores de sobrevivência. Na medida em que a dinâmica empresarial pode ser avaliada igualmente atendendo à expansão da atividade das empresas que compõem o tecido empresarial, é possível considerar uma análise do conjunto de empresas que registam os níveis de crescimento mais significativos. No âmbito das estatísticas das empresas, consideram-se empresas de elevado crescimento aquelas que registam um crescimento médio anual superior a 10% ao longo de um período de 3 anos, medido em termos do número de pessoas ao serviço remuneradas. As empresas jovens de elevado crescimento, também conhecidas por gazelas, constituem um subconjunto das empresas de elevado crescimento até aos cinco anos de idade.

Neste contexto, sugere-se a consulta de informação disponível no Portal do INE em Produtos:

·          Base de Dados> Tema empresas e Subtemas: Demografia das empresas e Constituição e dissolução de pessoas coletivas e entidades equiparadas.

 

Exemplos de indicadores:

Nascimentos (N.º) de Empresas por Localização geográfica (NUTS - 2013) e Atividade económica (Divisão - CAE Rev. 3); Anual
Mortes (N.º) de Empresas por Localização geográfica (NUTS - 2013) e Atividade económica (Divisão - CAE Rev. 3); Anual
Taxa de sobrevivência (%) das Empresas nascidas 2 anos antes por Localização geográfica (NUTS - 2013); Anual
Constituição de pessoas coletivas e entidades equiparadas (N.º) por Localização geográfica (NUTS - 2013) e Atividade económica (CAE Rev. 3); Mensal
Dissolução de pessoas coletivas e entidades equiparadas (N.º) por Localização geográfica (NUTS - 2013) e Atividade económica (CAE Rev. 3); Mensal

De salientar que quadros dos indicadores selecionados apresentam, por defeito, a informação mais recente e agregada. No entanto, os mesmos podem ser alterados através da opção “Alterar condições de seleção”, para obter, quando aplicável, desagregações mais finas nas dimensões dos indicadores, como é o caso da desagregação geográfica, e/ou outros períodos de referência da informação.

 

·          Publicações> Tema: Empresas, onde se encontram disponíveis diferentes títulos, com destaque para a publicação anual de referência Empresas em Portugal a qual caracteriza a estrutura e a evolução do setor empresarial português. Nesta publicação, é possível encontrar informação sobre a evolução das Empresas de elevado crescimento, onde se incluem as Gazelas.

Por sua vez, os quadros de resultados, publicados nos ficheiros anexos ao corpo da publicação, reúnem indicadores demográficos, económicos e patrimoniais do total de empresas e das empresas não financeiras em Portugal num determinado período temporal.

 

·          Destaques> Tema: Empresas, onde estão disponíveis as várias coleções do tema, nomeadamente: Estatísticas da globalização – Filiais das empresas estrangeiras; Empresas em Portugal; Estudos sobre Estatísticas das empresas (demografia infra-anual, sociedades de elevado crescimento, estudo sobre as empresas inovadoras, entre outros), Estatísticas do Empreendedorismo.

 

Considerando, ainda, a possível relação do empreendedorismo com a criação de empresas, de novos negócios ou de novos produtos/serviços e, por consequência, com inovação, sugere-se a consulta de informação contida nos seguintes produtos disponíveis no Portal:

·          Base de Dados – Tema: Inovação e Conhecimento, onde está acessível um conjunto significativo de indicadores, com desagregação geográfica máxima ao nível NUTS III, resultantes do Inquérito Comunitário à Inovação (CIS), da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) e do INE.

 

Exemplos de indicadores:

Proporção de empresas com 10 e mais pessoas ao serviço com atividades de inovação (%) por Localização geográfica (NUTS - 2013), Atividade económica (CAE Rev. 3) e Atividade de inovação; Bienal

Proporção de empresas com 10 e mais pessoas ao serviço (CAE Rev. 3 B a H, J, K, M, Q) com atividades de inovação (%) por Localização geográfica (NUTS - 2013) e Escalão de pessoal ao serviço; Bienal

Proporção da despesa em desenvolvimento das empresas no Valor Acrescentado Bruto a preços de mercado (%) por Localização geográfica (NUTS - 2013) e Escalão de pessoal ao serviço; Anual

 

          Publicações - Inquérito Comunitário à Inovação - 2016 – 2018, que contém informação sobre a inovação empresarial, com base nos dados recolhidos no Inquérito Comunitário à Inovação (CIS), no que respeita a atividades de inovação (de produto e processo); despesas com atividades de inovação; financiamento e apoios; cooperação para a inovação; estratégias no desempenho económico e métodos de organização do trabalho na empresa; canais de conhecimento, entre outros.

 

·          Destaques – Coleção Estatísticas da Inovação

 

O Documento Metodológico referente ao Inquérito Comunitário à Inovação pode ser consultado em Produtos> Sistema de Metainformação> Documentação metodológica> Tema: Inovação e Conhecimento.