Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

 
   

Onde é possível consultar as referências metodológicas da informação disponível sobre as Empresas?



Resposta

A informação estatística disponibilizada pelo INE é sempre acompanhada pela respetiva metainformação, com exceção das edições de bolso.

Na Base de Dados do Portal do INE, junto a cada indicador disponível existe o ícone (Mi) que dá acesso a uma página com a metainformação que lhe está associada, a qual propicia, ainda, a ligação ao Sistema de Metainformação, caso seja necessário aprofundar algum constituinte da metainformação. Também as publicações e os destaques dedicam um capítulo à metainformação (notas metodológicas, conceitos, classificações, entre outras notas técnicas).

Além da metainformação contida nos diferentes produtos de difusão, o Portal disponibiliza o Sistema de Metainformação, onde é possível aceder à informação contida nos seus módulos: Conceitos, Classificações, Documentação metodológica, Variáveis e Suportes de recolha. De salientar que os Documentos metodológicos integram, além das metodologias adotadas, os diferentes constituintes do Sistema de Metainformação, porque descrevem os diversos aspetos das respetivas operações estatísticas da produção à divulgação, numa perspetiva evolutiva, razão pela qual podem dar origem a diferentes versões, refletindo mudanças relevantes ocorridas ao longo dos anos, as quais podem originar quebras metodológicas.

Ao nível das estatísticas das empresas, o Sistema de Contas Integradas das Empresas (SCIE) teve início no período 1994-95, em resultado de um processo de integração de informação sobre empresas, primeiramente proveniente do Inquérito Anual às Empresas (IEH) e posteriormente de informação de carácter administrativo, proveniente do protocolo celebrado com a Autoridade Tributária (AT).

Com a entrada em vigor do Sistema de Normalização Contabilística (SNC), a 1 de janeiro de 2010, introduziram-se profundas alterações na informação reportada no âmbito da principal fonte de informação – a Informação Empresarial Simplificada (IES). O novo normativo também introduziu mudanças significativas no registo da informação contabilística. Estas alterações foram refletidas nos dados do SCIE a partir de 2004, através de uma nova série, razão pela qual não são diretamente comparáveis com os dados divulgados em edições anteriores do SCIE. Com a integração da informação estatística sobre empresas em 2013, baseada em dados administrativos, passou também a produzir-se informação sobre os estabelecimentos das empresas do SCIE a partir do ano de referência de 2008.

No atual contexto do SCIE, a definição do universo empresarial passou a ter em consideração o setor institucional utilizado pelas Contas Nacionais, em detrimento da forma jurídica. A população do SCIE é constituída por todas as empresas (sociedades, empresários em nome individual e trabalhadores independentes) que exercem uma atividade de produção de bens e/ou serviços durante esse período no total do país. Excluem-se do âmbito as empresas financeiras e de seguros, e as entidades que não estão orientadas para o mercado, nomeadamente as unidades da administração pública central e local e as atividades associativas diversas, classificadas nos seguintes setores institucionais: S12 – Sociedades Financeiras; S13 – Administrações Públicas e S15 – Instituições sem fim lucrativo ao serviço das famílias.

O âmbito de atividade económica considerado compreende as empresas classificadas nas secções A a S da CAE Rev.3, exceto as secções K e O.

 

Para mais informação, sugere-se a consulta do Documento Metodológico referente ao

Sistema de Contas Integradas das Empresas (SCIE), disponível no Portal do INE> Produtos> Sistema de Metainformação> Documentação Metodológica> Tema: Empresas.