Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

 
   

O que é o Inquérito ao Emprego?



Resposta

O Inquérito ao Emprego é uma operação estatística por amostragem, conduzida pelo INE em todo o território nacional, que divulga resultados mensal, trimestral e anualmente e é dirigido a residentes em alojamentos familiares em Portugal.

A realização desta operação estatística desenvolve-se num quadro de obrigações europeias e respeita um conjunto de princípios de harmonização internacionais em termos de conceitos e métodos.

A unidade amostral é o alojamento e as unidades de observação são o agregado doméstico privado e o indivíduo. A informação de natureza demográfica é recolhida para todos os residentes no alojamento, enquanto a informação de caracterização dos indivíduos em relação ao mercado de trabalho, educação e formação e saúde é recolhida unicamente junto dos residentes dos 16 aos 89 anos.

A amostra do Inquérito ao Emprego, selecionada a partir do Ficheiro Nacional de Alojamentos, construído com base nos dados do Recenseamento da População e Habituação de 2011 (Censos 2011), é composta por cerca de 30 mil alojamentos familiares e é distribuída uniformemente pelas semanas do trimestre, sendo que cada alojamento está afeto a determinada semana pré-definida, denominada semana de referência, à qual a maior parte da informação a recolher se deve reportar. As semanas de referência começam sempre numa segunda-feira e acabam no domingo seguinte, independentemente de poderem conter dias de meses diferentes.

A amostra é do tipo semipainel com um esquema de rotação segundo o qual os alojamentos permanecem na amostra durante seis trimestres consecutivos. Por conseguinte, a amostra total está dividida em seis subamostras (rotações) e em cada trimestre a subamostra que já foi observada seis vezes é substituída por uma nova, ou seja, em cada trimestre há um refrescamento de um 1/6 dos alojamentos da amostra. Deste modo, tem-se uma sobreposição da amostra de 5/6 entre trimestres consecutivos, o que permite obter ganhos de precisão no cálculo de indicadores de evolução (variação trimestral e homóloga) e o cálculo de fluxos entre estados do mercado de trabalho.

Ao nível geográfico, a amostra do Inquérito ao Emprego é representativa das regiões NUTS II de Portugal (Norte, Centro, Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo, Algarve, Região Autónoma dos Açores e Região Autónoma da Madeira).

A passagem de características da amostra para o universo é feita através do cálculo de estimativas. A cada indivíduo da amostra é associado um ponderador, de forma a ser representativo dos indivíduos da população com as mesmas características. O cálculo do ponderador associado a cada indivíduo tem em consideração o sexo, a idade, a região de residência e a probabilidade de seleção do alojamento. Assim, as estimativas são calculadas com base nas respostas dos indivíduos da amostra e nos ponderadores obtidos para cada um deles.

Esta operação estatística é realizada pelo INE desde 1974, comportando várias séries de dados. A última iniciou-se no 1º trimestre de 2021.

Para mais informações, aconselhamos a consulta do Documento Metodológico do Inquérito ao Emprego [https://smi.ine.pt/DocumentacaoMetodologica/Detalhes/1572].


A realização desta operação estatística desenvolve-se num quadro de obrigações legais, nacionais e comunitárias, e respeita um conjunto de princípios de harmonização internacionais em termos de conceitos e métodos.